Sou mais um entre tantos...

Sou mais um entre tantos...
#FocoForçaeFé
A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Considere como é difícil modificar a si mesmo e você entenderá quão pouca chance tem ao tentar modificar outras pessoas." - Jacob M. Braude

"Seja em você a mudança que quer para o mundo" - Ghandi´

Aos preconceituosos e aos piadistas, sugiro que olhem para si mesmos antes de julgarem os outros... Quem aponta um dedo para alguém, aponta três para si mesmo.


Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Verbete Wikipédia

Verbete Wikipédia
Verbete Wikipédia

O BRASÃO

O BRASÃO
Visite o blog do Barão de Burity clicando no Brasão.
Meus livros são minha essência.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.
DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA - POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO...
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e alteradas com programa de edição de imagem.

PARA MEDITAR...

"OS HOMENS PASSAM, A OBRA PERMANECE!"

"GARIMPANDO AMIZADES:
PERDI MUITOS DIAMANTES ENQUANTO OCUPADO GARIMPAVA NO MEIO DE FALSAS PEDRAS PRECIOSAS."

"NÃO ME IMPORTO COM O QUE OS OUTROS PENSAM DE MIM. IMPORTO-ME COM O QUE EU PENSO E COM O QUE FAÇO. EIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO MEU CARÁTER."

"NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE ALGUÉM, MAS EXISTE UMA COISA QUE SE CHAMA: RESPEITO!"
Nunca sabemos onde a vida nos levará. Tropeços e valores. Reviravoltas. Ficamos surpresos... Às vezes, no caminho um pensamento nos faz dizer: -"Este é o pior momento da minha vida". Mas quer saber ? No final do caminho, das diversidades mais difíceis, o que não nos mata - nos torna mais forte.
Agora as diversidades não importam. Eis o dilema! A vida é uma jornada e não um aleatório destino. Egresso da Baixada Fluminense... Ex-Marujo...
De bem com a vida - acordado e energizado - faço do escrever a minha terapia ocupacional.
Acima de tudo agradeço a Deus por tudo que tenho e sou. Não há como renegar as minhas origens. Quem renega as suas origens, nega a si mesmo.
Servir à Marinha:
Uma visão!
Um sonho!
Uma vida!


sábado, 30 de outubro de 2010

UMA REALIDADE...


No horizonte
Nuances de cores
O sol se esconde...

Dentro de mim ausência
Saudades dos tempos
que não voltam...

Nos meus dia-a-dias
a alegria é pouca.
Cai a noite.

Eis o mundo.
Um mundo de ser
onde o importante é ter.

Em momentos me multiplico...
Em outros somo...
Em outros me divido...

Amanhece.
Ao sol os primeiros
clarões se redem.

Assim acompanho...
e procuro compreender
as transcendências da vida.

Apesar da minha frágil silueta.
Em mim, ainda, sem palco ou luzes
emoções subsistem...

Sorrindo para não chorar
minh'alma , simplesmente,
deseja descansar.

Com tudo para sobreviver
Pouco preciso além
de saúde para viver.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

BEM-VINDO AO QUADRO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PARANAPUÃ

É com satisfação que cumprimento o Escritor Guilem Rodrigues da Silva.
Bem-vindo Acadêmico Guilem Rodrigues da Silva.
Desde os idos de 1957 conheço o Guilem. Os nossos caminhos tomaram caminhos diferentes... depois de 53 anos nossos caminhos se cruzam... já agora no ambiente das letras e das artes.

Seguem-se fotos da posse do Guilem no Quadro da Academia de Letras e Artes de Paranapuã - ALAP.


Elvandro, o padrinho, investindo o Guilem, novo Acadêmico, com a Medalha da ALAP.
Elvandro, a Vereadora Teresa Berger e o Guilem.
Da esquerda para a direita -Elvandro, Dr. Maurílio Teixeira de Mello, Acadêmico Guilem, Sra. Cenira Rodrigues da Silva, Sra. Isabel da Silva Bange e Sr. Carlos Alberto Costa Pires

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AGRADECIMENTO...

(Clicar na figura para melhor visualizar)
←­«»→
Agradeço a indicação para o "LE MÉRITE ET DÉVOUEMENT FRANÇAIS".
L'Ássociation Le Mérite et Dévouement Français, fondée en 1957, déclarée selon la Loi de 1901 sous le nº 57921 à la Préfcture de Paris, a pour but de favoriser et récompenser les personnes qui, tant en France qu'à l'´tranger, ont eu des activités susceptibles de contribuer au prestige de la France, aussi bien sur le plan culturel que dans le domaine des Arts, des Lettres, des Sciences ou du Spot.
Elle encourage et récompnense les personnes praiquant le b´névolat ou réalizant de bonnes actions sous toutes ses formes.
Elle jouit de la parte des autorités publiques de la plus grande considération.
←«»→
Na vida sou obrigado a ter força para transformar o meu lado de escritor e poeta em ousadia de escrever. É de certa forma uma façanha complicada, onde às vezes não posso deixar que comentários e mal-entendidos superem a minha razão. Como um ser humano perfectível, nem sempre os nervos, o cérebro, o coração estão abertos.
Preciso refazer-me...
Preciso reencontrar-me...
Preciso sim, da razão, em todas as ocasiões...
Preciso acostumar-me com o mando e os desmandos sociais...
Preciso acostumar-me com a "involução" de uma sociedade que cada vez mais torna o homem insensível... Uma sociedade que valoriza o "ter" e despreza o "ser". Uma sociedade mais tecnológica do que humanista.
Vivi muitos personagens. Na vida para vencer tive que ser eu mesmo. Errei e acertei. Nunca estive sozinho. Em determinados momentos tive que fazer "cara de paisagem", tiver que pousar de idiota.
Não posso deixar de manter viva no meu coração a chama da gratidão. Gratidão que tenho por todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que a presente indicação se materializasse e, no passado, na consecução de incontáveis objetivos.
Renovo os agradecimentos a Deus por estar vivo, acordadao e energizado, com saúde e tendo o reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo desde os idos de 1987 quando lancei o meu primeiro livro.
Na vida, quantas coisas de mim tiraram.
Na vida, quantas injustiças sofri.
Na vida quantos embates tive com déspostas.
O importante é que mantive a FÉ, ter saído incólume.
O importante é que em determinados momentos de minha vida, com o auxílio de Verdadeiros Amigos pude deixar que alguns se banqueteassem com a minha ausência.
Por isso tudo considero-me um vencedor.
Não me deixei contaminar pelos baixos sentimentos que impulsionam alguns seres humanos: inveja, soberba, etc etc etc e tanto outros destemperos...
Algumas pessoas não acreditam. Não tenho ódio e nem raiva. Não me deixo levar pela máxima "dente por dente, olho por olho". Não se trata de temor: - Aquele que lá do Alto tudo vê e tudo ouve melhor do que todo e qualquer ser humano, sabe que nada fiz de errado, bem como não cometi nenhum crime e que as minhas reações são muito ingênuas do que raivosas, revanchistas ou retaliadoras. Por outro lado, as pessoas que me conhecem sabem que não sou bajulador. Não quero ficar falando para trás. Não vou citar nomes. Considero válido repetir as palavras que procuro trazer vivas na memória:
"Pensar para acertar. Calar para resisitir. Agir para vencer." - autor R. Kehl
"Trata teus superiores sem lisonja e teus subalternos sem desprezo." - autor Confúcio.
Infelizmente a isenção de julgamento é algo difícil. Alguns preferem raciocinar tendo como referência presupostos ou posições autocráticas. Levam o debate o para o lado pessoal. Assim, cheios de não me toques se ofendem quando são contrariados. São aqueles humanos portadores de bloqueios psicológicos que nem Freud explica. Outros há, os acomodados, que não levam em consideração as palavras do Bispo Desmond Tutu: "Se ficas neutro, diante de uma injustiça, você escolheu o lado do opressor! ".
Por tudo isto, em dezembro de 2011 a expectativa é estar em Paris, no Senado Francês, para receber o "LE MÉRITE ET DÉVOUEMENT FRANÇAIS."
Obrigado Senhor!
Obrigado Senhor por tudo que vivi, vivenciei.
Obrigado Senhor por tudo que ainda viverei.
Salmo 23 - O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Amém!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

JORNAL A TRIBUNA - COLUNA "RIO EM FOCO"

(Para melhor visualizar clique na figura)

O município de Belo Jardim faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Com uma área de 10.117 km², a região abrange 10,22% do território estadual e é constituída por mais 25 municípios. A cidade tem uma vasta variedade nas artes manuais. As peças artesanais movimentam a economia local e atraem turistas. As festas religiosas são outras atrações turísticas do município, que também conta com a famosa Festa das Marocas, que a partir do projeto de Nº 964/2009 votado pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, considera a festa Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.
Outro evento que movimenta bastante o município no mês de setembro é o Jardim Cultural, que como o próprio nome sugere, traz atrações que oferecem cultura e lazer para a população local e seus visitantes. Shows de artistas regionais e nacionais, oficinas de arte, exposições, dança, também fazem parte do evento.

Mais um pouco...

Belo Jardim é a cidade de maior representatividade musical no Estado. Ali a música é uma herança que passa de pai para filho e não é raro encontrar famílias inteiras dedicadas à arte de tocar um instrumento. Essa tradição vem desde o início do século XIX, quando se formaram as primeiras bandas da então Vila de Nossa Senhora da Conceição de Belo Jardim.
O número de músicos nascidos em Belo Jardim é tão significativo que em praticamente todas as bandas ou orquestras pernambucanas (além de várias orquestras nacionais) existe ou já existiu um representante da cidade. Alguns exemplos: a banda do IV Exército tem quatro músicos belojardinenses.
Músicos da cidade também atuam na Super Oara e na Orquestra Pinga Fogo. O primeiro arranjador de Roberto Carlos era belojardinense, assim como o maestro Mozart Siqueira, criador da Orquestra Meninos de São Caetano. E pela Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro passaram vários músicos de Belo Jardim. O cantor Otto também é da “terrinha”.

domingo, 17 de outubro de 2010

DIVULGAÇÃO - Cercle Univ. Ambassadeurs de la Paix


De notre Ambassadeur François

FOURNET FRANCE


Dire un chant

Dire un chant
non pas avec la voix
ni avec l’instrument
qui ouvre un sens à nos silences
non pas en murmurant
ou esquissant un pas de danse.

Dire un chant
vrai
de large humain
pur
de souffle intense
fort
de regard tendre
un chant
avec le sang qui bat
avec la chair qui donne
avec le corps qui s’offre
pour partager le temps d’aimer.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RELEASE...

Para melhor visualizar clique no Diploma

No dia 9 de outubro de 2010, sábado, às 12 horas, em reunião da Academia de Letras do Brasil -Mariana realizada na sede da Sociedade Musical União XV de Novembro foi a mim outorgado o Título de Doutor Honoris Causa - Ph1.

Naquela mesma ocasião, a Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana foi homenageada com a Medalha do Grande Oriente do Brasil-Rio de Janeiro.

Os acadêmicos mirins receberam o Diploma de Mérito da Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas "Professor Henrique José de Souza-2359" pelo significativo trabalho no campo literário e cultural.

Os acadêmicos J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal receberam a Medalha de Instalação do Grande Oriente do Oriente do Brasil no Rio de Janeiro. As acadêmicas Andreia Donadon Leal e Marilene Vieira de Castro receberam a Medalha de Recompensa à Mulher.
O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais outorgou a Medalha de Mérito Cultural e o Diploma de Agente da Paz à cabeleireira Dalva Teixeira da Cunha e à acadêmica Angela Togeiro.

Segundo a Diretoria da ALB-Mariana as sessões programadas para o ano de 2010 foram muito produtivas. A Academia realizou oito reuniões solenes e palestras na cidade de Mariana, com participação de autoridades culturais das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Ipatinga, Belo Horizonte, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Branco (Acre).


FOTOS:







Mesa Diretora dos Trabalhos:

(Da esquerda para a direita) - Elvandro Burity, José Luiz Foureaux de S. Júnior, Andreia
Donadon Leal e Gabriel Bicalho











Elvandro e Membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana.











Em nome da Academia Infanto-Juvenil de Ciências, Letras e Artes de Mariana, recebi das mãos da Presidente, Escritora Águeda Maria Gomes dos Anjos, como lembrança um exemplar da pedra "Topázio Imperial", acompanhado do certificado e um cartão com dedicatória.




A entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao Acadêmico Elvandro Burity
foi feita pelo Acadêmico J.B.Donadon.
(Fotos por: J. B. Donadon Leal e Nilson Gonçalves)

domingo, 3 de outubro de 2010

POETRIX...



A vida...
Corre o rio...
O tempo se esvai...
A vida passa...










Paz...
No desejo de viver
Respirando pesadelos...
Vale lutar pela Paz.



O frio é...
Em corpos sofridos
Vejo sentimentos diversos
O frio é da alma.

sábado, 2 de outubro de 2010

A INVEJA ...

Albertano Brescia, escritor italiano, definiu como:
“- A inveja é o ódio da felicidade alheia, ou dor que se sente no coração por causa do sucesso alheio.”


Já Cándido Nocegal y Rodríguez de La Flor:
“- Os homens de méritos não precisam cuidar de sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la”.

Sejamos honestos: - Jogue a primeira pedra quem nunca sentiu uma “mordidinha de inveja”. Aquele incômodo diante do sucesso alheio é uma das reações mais naturais do mundo. Ela faz parte do rol das fraquezas humanas. Mas, como é moralmente condenada, ninguém gosta de admiti-la. Ao incluir a inveja entre os sete pecados capitais, a religião fez com que a sociedade passasse a reprimir esse sentimento.
Embora quem é alvo de inveja possa ser atingido pelas energias negativas que lhe são endereçadas, o outro lado costuma sofrer muito mais. Estudos já mostraram que quem vive tenso, se incomoda demais com o sucesso alheio e deixa o ódio tomar conta do seu coração está mais sujeito a doenças emocionais e cardíacas que podem reduzir a expectativa de vida em até cinco anos.
Tomem cuidado com este sentimento tanto pra quem sente quanto pra quem é o alvo... Como dizem... A INVEJA MATA

Amuleto neles!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MENSAGEM...

MENSAGEM - Pe. Marcelo Rossi

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Cumprimente as pessoas.
Isso se chama amizade!
Deseje a cada um o melhor.
Isso se chama sinceridade!
Programe o seu dia, a sua semana.
Isso se chama ação!
Acredite que tudo dará certo.
Isso se chama fé!
Faça tudo com alegria.
Isso se chama entusiasmo!
Dê o melhor de si.
Isso se chama perfeição!
Ajude a quem precisa.
Isso se chama doação!
Compreenda que nem todos são como você.
Isso se chama tolerância!
Receba as bênçãos com gratidão.
Isso se chama humildade!
◄►

Eis uma fórmula que ajudará o seu dia a ser mais feliz.