Até hoje, sinceramente, muito embora digam que viver é uma arte, vezes há que fico em dúvida quanto a minha missão aqui no planeta terra.
Sofri injustiças... Ouvi indelicadezas... Mas tudo isto superado.
As drogas e as bebidas, até o presente momento, não fizeram parte de minha vida.
Já gritei... Tive medo... O medo que quando criança conhecemos é vivido na versão mais perversa e mais banal possível, tais como: castigo, escuro, palmadas e assombrações etc. Fase que não testemunhamos o progresso evolutivo da humanidade. Fase da inocência... Tive depressão...
Hoje, as ocorrências e as lembranças daqueles dias se amontoam, tornando-se desordenadas com o tempo e não me impedem de usufruir dos prazeres mais simples da vida. Graças a Deus, tudo pertence ao passado e não mais exercem tanto poder sobre a minha pessoa.
Estou na fase do resgate.
Hoje, as ocorrências e as lembranças daqueles dias se amontoam, tornando-se desordenadas com o tempo e não me impedem de usufruir dos prazeres mais simples da vida. Graças a Deus, tudo pertence ao passado e não mais exercem tanto poder sobre a minha pessoa.
Estou na fase do resgate.
Nas palavras de Charles Chaplin:
"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."
"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."
Os anos se passaram... Hoje, a minha maior riqueza é a minha família (refiro-me a família tradicional formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.)
Quando acordo sinto-me abençoado.
A solidão, ainda, é o maior medo dos seres humanos. E nela não deixo de pensar.
Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares:![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAibtRjeQckdu7yFn7LgphSAcp1lDFd3Dymq-UJaEssIFPAnNSH1zufnVkP1oA1l_SpmMFGsmU81SDqe8fYSd8e9FqnAjZFJKDF4mt_MO31wwv98qYLnaEme28rephlkwck4tFd37vdPo/s200/Dia-da-fam%C3%ADlia-Interativa-2008.jpg)
►Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.
►Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.
►Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.
Outros conceitos de família são:
◙ Família Real: constituída pelo soberano (um rei ou uma rainha) e todos os seus descendentes. Os membros de uma família real são figuras importantes e gozam de determinados privilégios na nação que representa.
◙ Sagrada Família: constituída pela tríade cristã representada na Bíblia Sagrada por Jesus, Maria e José.
DEZ MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA
- Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a sim mesmo.
- Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e de paz ao seu redor.
- Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.
- Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.
- Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência.
- Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.
- Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.
- Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.
- Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.
- Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão * é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.
* - Perdão (perdoar) não é esquecer, isso é AMNÉSIA. Perdão (perdoar) é se lembrar sem se ferir e sem sofrer, Isso é cura. Por isso, o perdão (perdoar) é uma decisão, não um sentimento.