Curiosidades:
( 6 de Maio) é o 126.º dia do ano no calendário gregoriano (127.º em anos bissextos). Faltam 239 dias para acabar o ano.
CURIOSIDADE - INAUGURADO O TÚNEL QUE LIGA A INGLATERRA À FRANÇA - 1994 | |||||
| |||||
O túnel do Canal da Mancha foi construído abaixo do (leito do mar). Não foi construído dentro mas sim no subsolo. O túnel do Canal da Mancha foi inaugurado em Maio de 1994. O túnel liga a França a Inglaterra e tem 51 quilómetros de extensão. Feito da engenharia Obra passa 50 metros abaixo do leito do mar1 - O túnel foi escavado numa camada de greda calcária - uma espécie de giz. Em média, ele fica 50 metros abaixo do leito do mar do Norte. Estudos geológicos, com sonares, radares, perfurações e explosões de dinamite, procuraram o trajeto mais seguro para o túnel. Entre 1958 e 1987, foram feitas 94 perfurações geológicas na região 2 - A escavação foi feita com um equipamento chamado TBM, sigla em inglês para "Máquinas Perfuradoras de Túneis". Monstruosas toupeiras robóticas com 8 metros de diâmetro, as TBM eram telescópicas, ou seja, podiam encolher e se estender. Totalmente estendidas, elas alcançavam 200 metros de comprimento, ou dois campos de futebol 3 - Três túneis foram perfurados. Pelos dois externos, passam trens, um em cada sentido. O do meio serve para operações de manutenção e como saída de emergência. A cada 375 metros, passagens ligam os três túneis. Em dois pontos do trajeto, há enormes cavernas que permitem aos trens mudarem de um túnel para outro, em caso de necessidade 4 - A cada 1,5 metro de escavação, os túneis eram revestidos com um anel pré-moldado de concreto, dividido em segmentos e montado na hora. Em algumas partes, os vãos entre os anéis e as paredes dos túneis escavados eram preenchidos com cimento líquido. A montagem de um só anel levava 50 minutos 5 - A cada 250 metros, foram construídos pequenos dutos ligando a parte superior dos dois túneis principais. Tais dutos são importantes para aliviar a pressão do ar produzida pelo rápido deslocamento dos trens 6 - Depois de os túneis estarem escavados e revestidos, era feita toda a montagem dos sistemas elétrico e de segurança. Diversas bombas retiram água que vem de infiltrações e encanamentos de água fria controlam o calor provocado pelo atrito dos trens, criando uma temperatura confortável no interior dos túneis 7 - Os dois túneis principais são percorridos pelo Eurostar - um trem-bala para carga e passageiros - e pelo Euro Tunnel - um trem especial capaz de transportar motoristas com seus automóveis. A travessia leva 35 minutos e é a forma mais rápida de se viajar entre os dois países, pois de avião se perde muito tempo nos aeroportos. |
Veja o link abaixo:
O túnel do Canal da Mancha
Tipo | Túnel ferroviário submerso |
Comprimento
| 50,45 km |
Cruza | Estreito de Dover, Canal da Mancha |
Localização | |
Localização | Folkestone, Reino Unido Coquelles, França |
Histórico | |
Abertura | 6 de maio de 1994 (túnel) 14 de novembro de 1994 (serviço de passageiros) |