egundo o dicionário Aurélio, AMIGO - "é estar ligado a outrem por laços de amizade". Infelizmente, nem sempre sabemos conduzir uma amizade... Amizade que tal qual as flores murcham. Como é difícil alimentar uma amizade.
No mundo moderno quem está amigo não é amigo... Na modernidade Amigo é aquele de quem podemos tirar proveito.
ecentemente um amigo solicitou-me um favor. Fui aconselhado não atende-lo. E não o atendi. Sabem o que o tal fato gerou? A nossa amizade foi para o "brejo". Naquela época consultei o dicionário para verificar o significado do meu sobrenome "buriti", encontrei como sendo uma palmeira (mauritia vinífera). Caso eu tivesse atendido aquele pedido teria me transformado em "laranja".
á períodos em que me afasto, por motivos particulares, de alguns amigos. Mesmo assim eles estão presentes na memória e nas orações. O caminho do trem da vida às vezes me conduz ficar até contra os interesses de uma sincera amizade.
lado obscuro do amigo é que o "interesse", algumas vezes, passa a ser o fator mandatório nas amizades. Palavra malditosa: interesse. O fato é que ser amigo gera amizade... Amizade é escolha... Escolha é sentimento... Sentimento é adrenalina... Adrenalina completa o "mix", alterando o conjunto do racional e do emocional.
ara entendermos um amigo, o emocional não deve sobrepujar o racional. Caso contrário além de arcarmos com as consequências e ônus do impensado gesto, ainda, perderemos o amigo.
uito embora Amigos sejam aqueles de quem se espera e exige-se perfeição, mesmo sob o risco de tornarem "antagônico" temos o direito de não atende-los...
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.
No sucesso, verificamos a quantidade e na desgraça a qualidade.
Confúcio
Nasceu em 551a.C - Faleceu em 479 a.C
Não deixou nenhuma obra escrita, mas seus discípulos coletaram pequenos provérbios do mestre, além de diálogos com ele, e os reuniram em um texto intitulado “Os Analectos”.