Ai do mundo, tão afetado pelos aproveitadores que lucram com a ignorância alheia. Pobre espaço onde haja excesso de materialismo e pouca espiritualidade que gera um desiquilíbrio permisso à abertura das portas da violência desenfreada, alimentadora do egoísmo centralizador.
Tenhamos em mente que as nossas fantasias estão ligadas ao mundo da imaginação e relacionadas aos cinco sentidos do corpo humano: visão, audição, olfato, gosto e tato.
Cogito, ergo sum - Penso, logo existo. Quem não se pergunta por quê? A vida é feita de caminhos livres e diversificados. Quem nada acrescenta à sua vida: Não vive, vegeta. Trai sua condição do homo sapiens. Desperdiça um dom que lhe foi dado por Deus.
É necessário abordar de forma aberta e séria as questões, abrindo espaços para novas discussões, revolver e repensar os princípios sociais quanto aos preconceitos. Não esquecendo que através do pensamento podemos avaliar o progresso social e compreendermos melhor os nossos semelhantes e a nós mesmos. Aproveitemos cada segundo de nossas vidas como se fosse o último: desejando sempre o bem para os outros. Que estas sejam as suas vibrações. Que a sua vida seja longa e feliz.
O que torna importante uma conversa diferente é o compartilhar atitudes sadias, ter a serenidade no convívio com os semelhantes. Caminhemos em prol de um mundo mais feliz e solidário. Um mundo onde se cultue as artes e onde os sentimentos possam realmente ter mais valor do que os bens materiais.
Para aqueles que pretendem se aperfeiçoar, valem os conselhos contidos na mensagem encontrada na antiga Igreja de Saint Paul, em Baltimore, datada de 1692:
"Vá plácido entre o barulho e a pressa lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade, clara e calmamente; e escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, pois também eles têm a sua história. Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas são tormento para o espírito. Se você se comparar a outros, pode se tornar vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você.
Desfrute suas conquistas, assim como seus planos. mantenha-se interessado em sua própria carreira, ainda que humilde; é o que realmente se possuir, na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negócios, porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe; muitas pessoas lutam por altos ideias e, por toda parte, a vida é cheia de heroísmo. Seja você mesmo. Principalmente, não finja afeição, nem seja cínica sobre o amor, porque, em fase de toda aridez e desencanto, ele é perene como a grama.
Aceite, gentilmente, o conselho dos anos, renunciando, com benevolência, às coisas da juventude.
Cultive a força do espírito, para proteger-se, num infortúnio inesperado.
Mas não se desgaste com temores imaginários. Muito medos nascem da fadiga e da solidão.
Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo. Você é filho do Universo; não menos que as árvores e as estrelas, você tem o direito de estar aqui.
E que seja claro, ou não, para você, sem dúvida o Universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja a sua forma de conhecê-lo, e, sejam quais forem sua lida e sua aspirações, na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma.
Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este ainda é um mundo maravilhoso.
Esteja atento!"
Tudo isto pode parecer utopia, mas se desprezarmos a púrpura do poder, o dourado das moedas, a obscuridade da vaidade, o isolacionismo do egoísmo, a soberba do orgulho e passarmos a cultivar a beleza da simplicidade, a riqueza da sabedoria e o amor fraternal, estaremos no caminho do êxtase da felicidade social...
Como vivemos a época do utilitarismo, gerador do capitalismo selvagem... estamos integrados em uma sociedade em plena mutação e devemos nos acautelar para que não tenhamos nenhum desvio de conduta, preconceito ou segracionismo...
Prossigamos, vivendo e lutando pelo dia de amanhã. Nesse contexto cito Winston Churchill:
"Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos".
A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.
"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."
"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)
Fé Esperança Caridade
Meus livros são minha essência e a minha terapia ocupacional.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
Jornada em Retalhos
- Jornada em Retalhos
- Rotas da Liberdade
- Marujo. Sim.
- Filosofando em Versos
- Simples... Mas Complicado...
- Fatos e Reflexõs...
- Novos Rumos
- Expressões da Alma
- Caminhos do Ontem - 1º Aniversário Policlínica de Nova Iguaçu - CBMERJ
- Somente Aldravias
- É Preciso Saber Viver
- Rien que des Aldravias - Português/Francês
- Além do Templo e das Paixões
- O Príncipe dos Jornalistas
- Só Poetrix
- Na Trilha do Social
- Uma Conversa Diferente
- Gotas Poéticas
- EU, poetificando
- A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
- Desvendando o Segredo
- Livros LOGOSOFIA
- AVATAR
- A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne
- Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida
- O Navio Negreiro - Antonio Frederico de Castro Alves
- Os Sertões (Euclides da Cunha)
- A Revolta dos Bichos (George Orwell)
- A Menina do Vale (Bel Pesce)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário