As novelas, de uns tempos para cá, tiveram que se adaptar. O espectador de hoje quer novelas que tenham sangue, violência, tiroteio e o bem vencendo o mal.
As emissoras aprendem rápido a maneira de agradar os telespectadores e assim abordam temas capazes de despertar o interesse: drogas, traficantes, etc etc. Entretanto, o término da novela CARAS E BOCAS contrariou tal tendência.
CARAS E BOCAS me fez meditar sobre a mudança dos costumes da moralidade representativa da vida de todos nós que deixa alguns teóricos do século passado e suas polêmicas ideias da idade média restritas aos adultos de personalidade distorcida e preconceituosa.
Final feliz, inclusive para Kate, intérprete do macaco Xico, que se aposentará e morará no santuário de Beto Carrero World (SC). O descanso é parte de um acordo entre a Globo e o parque, pelo qual Kate, não será mais usada para shows. Eu, particularmente, gostei do final da trama. E você? Esqueci. Não assiste novelas. Me engana que eu gosto!
O mundo evolui, o ser humano modifica-se e as linguagens passam a ter uma representação gráfica que garante o armazenamento do conhecimento para além da mente humana.