Ouso escrever.

The end is just a new beginning. So help me God and keep me step fast.

A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Filiado a International Writers Association

Meus livros são minha essência e a minha terapia ocupacional.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".


ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA - DOWNLOAD? POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO.

O brasão


terça-feira, 27 de junho de 2017

ESTUDO - TRABALHO - EDUCAÇÃO

Eis uma tríade altamente "polêmica" e "difícil" de abordagem:
ESTUDO - TRABALHO - EDUCAÇÃO.

Como Egresso da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, ex-Marujo e tendo vivido por três anos fora do país, sem "posar" de dono da verdade, com alguma experiência de vida, sinto-me bem à vontade para abordar o tema proposto.
 Inicialmente, limitar-me-ei transcrever as palavras do dito popular:
"Saber não ocupa lugar."


 
Permito-me exaltar o trabalho, qualquer que seja a sua natureza: intelectual, manual ou técnica. 
 
Infelizmente, a sociedade é altamente contaminada pela "discriminação". Valoriza um "anel no dedo" e esquece de que "todo trabalho é "essencial" e "importante" ao "coletivo". Portanto, tem o seu "valor" e quem o executa deve  ser tratado com "dignidade". O que vemos na prática? Exatamente, o contrário: - A sociedade, com raras exceções, não considera (não valoriza) quem não trabalha com a "cabeça" e/ou "sem anel no dedo".
                                                Xô! Discriminação - substantivo feminino, tratamento preconceituoso dado a indivíduos de certos grupos de profissionais que são tratados com desdém. Por exemplo, gari, coveiro, doméstica, profissionais de condomínio etc etc. Bem como as pessoas de diferentes orientações sexuais. No trato com a cor da pela - se não for "branco" pior.
 
Concito o leitor comigo raciocinar. Por acaso, já prestou a atenção como os profissionais de um condomínio são tratados? Pessoas há que passam pela portaria/corredores/garagem e não os cumprimentam. Fico a imaginar: - Será que um simples dizer: bom-dia, boa tarde, boa noite arrebatará alguém do seu "pseudo pedestal"? Claro que não.
O hábito "não cumprimentar" é uma total demonstração de "falta de educação". Pasme! Tal atitude observa-se até quando entram no elevador. Pior que isto, são incapazes de segurar a porta do elevador ou perguntar: - Vai subir. Vai descer. Simplesmente, entram e  largam a porta - Para não baixar o vocabulário, acho que na cabeça deles deve se passar a seguinte frase: "Que se exploda quem estiver vindo atrás". Tais atitudes, demonstram a inexistência de "educação", "civilidade" e um "despreparo" para viver em uma sociedade pluralista. Infelizmente, trata-se de um "círculo vicioso" - não bastasse as atitudes não muito civilizadas de alguns... Nos deparamos, na outra ponta, com figura do "síndico".
O Estado que patrocina através do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar cursos para funcionários de condomínios. Entendo pertinente que alguma Secretaria do Estado ministrasse aos síndicos curso com"Noções de Relações Humanas" e  "Direito Trabalhista".
Qual a razão para um síndico ter "Noções de Relações Humanas" e "Direito Trabalhista"? Das "Noções de Relações Humanas" adviriam a cordialidade e os relacionamentos interpessoais, talvez, se tornassem mais "palatáveis". A aplicação de alguns conceitos de relações humanas contribuiriam para a formatação de ambientes menos conflituosos e minimizariam as discórdias. No que tange às "Noções de Direito Trabalhista" - evitar-se-ia  os excessos e os achismos que acabam terminando em possíveis ações trabalhistas.
 
Aos 15 anos resolvi lutar pela minha independência... Prestei concurso para a Marinha do Brasil, por onde me aposentei após mais de 30 anos de serviço efetivo. Aos 18 anos acordei para a realidade da vida: - Completei o Ginasial, cursei o Cientifico e, bem mais tarde, frequentei uma Instituição de Ensino Superior. Graças a Deus, em tempo, entendi que sem estudo as chances de chegar a um "norte verdadeiro" seriam mínimas. Portanto, incentivo e apoio a todas as pessoas que se disponham a estudar. Como afirmei no início: "Saber não ocupa lugar".
Palavras de Mahatma Gandhi:
"Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder.
O resultado virá na mesma proporção de seu esforço." 
 
Dito isto, não posso furtar-me da satisfação de parabenizar o Senhor Alex - funcionário (colaborador) do prédio que resido pela conclusão do 2º Curso de Segurança Predial para Porteiros, realizado nas dependências do Terceiro Batalhão de Polícia Militar - Méier.
Grade curricular: Redução de roubos e furtos em edifícios e residências,
procedimentos e orientações  no tocante à prevenção de incêndios e sinistros.
 
 
 
 O Certificado foi recebido das mãos do Comandante daquele Batalhão
Ilmo. Sr. Coronel-PM-Luiz Gustavo Lima Teixeira.
 
Que outros cursam se sucedam. Que termines o nível médio e
ingresses em uma Instituição de Ensino Superior.
O sol nasceu para todos!
Em sua caminhada lembre-se que não haverá necessidade de ofuscares o mérito de ninguém.
Nunca renegues o teu passado, as tuas origens.
O que Deus reservou para você - será seu e ninguém haverá de tomar.
Tenha Fé! Estude e persevere!
Ouse dar outros voos para conquistar novas e melhores colocações no mercado de trabalho.
 
No  talento de um cidadão bem instruído e espiritualizado reside a capacidade de transformar a miséria em riqueza. A fortuna de um país está, antes de tudo, na consciência esclarecida de sua gente. Neles encontramos a capacidade criadora. É assim em todas as grandes nações do mundo.
Palavras de Marcio Kühne:
"Seja conduzido por seus sonhos e não empurrado pelos seus problemas."