DIVULGANDO...
A IMPERIOSA NECESSIDADE DO AUTOEXAME
Pastor Paulo Affonso Generoso - Presidente da Assembleia de Deus Betel
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo e assim como deste pão e beba deste cálice."
ICo 11:28
A palavra grega "Examine-se" é Dokimazetõ) significa fazer exame rigoroso, ou seja, uma autoanálise intima aconselhando-se com o Espírito Santo, pois com a Sua ação, somos envolvidos em duas realidades distintas:
a) A confissão
b) A restauração
pois uma depende da outra.
Estudiosos aconselham que o autoexame deva ser feito antes mesmo da celebração da Ceia do Senhor, a eklesia, para se chegar ao culto com a alma renovada e restaurada, visto que o autoexame envolve o objetivo de nossa fé, se ela verdadeiramente está firmada no Senhor e, só depois de ser feito isto, é que se pode tomar a Ceia. Alguns teólogos são mais incisivos acerca do autoexame afirmando que:
a) Examinar-se é colocar todo o pecado diante do Senhor de toda terra
b) Examinar-se implica em uma saudável introspecção, da confissão de nossos pecados e da solução das diferenças com as outras pessoas
c) A consciência de nossos pecados não deve nos afastar da Santa Ceia, mas dirigir o modo como participamos dela
d) Ou a gente se examina ou seremos submetidos ao exame pelo Senhor
e) Não basta examinar-se sem se comprometer com a mudança de condita e atitudes em conformidade com a mudança de conduta e atitudes em conformidade com essa avaliação.
Finalmente, essa pratica cristã em levado muitos a estreitar a sua intimidade com o Senhor, livrando-o da preocupação de ser submetido ao exame dos outros, tão comum nos dias atuais. E que o Senhor nos abençoe e a sombra do Eterno nos proteja.