Ouso escrever.

The end is just a new beginning. So help me God and keep me step fast.

A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Filiado a International Writers Association

Meus livros são minha essência e a minha terapia ocupacional.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".


ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA - DOWNLOAD? POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO.

O brasão


sexta-feira, 17 de julho de 2020

RÉPLICA...

RÉPLICA



 
                                60 ANOS! CONTINUAMOS NOS APOIANDO...
 
 
Em réplica aos comentários  recebidos quando do artigo publicado neste  blog  no dia 13 de julho
CÁ ESTAMOS...
 
Resolvi escrevi este artigo sob o título
RÉPLICA.  
Posso afirmar de que o meu o casamento não foi uma harmonia eterna. Arranca-rabos houveram, a solução foi ponderar e, algumas vezes, fazer ouvido de mercador. O segredo foi  renovar e não procurar um outro casamento.
Foi importante não esquecer algumas datas que marcaram a vida em comum. Vez por outra voltei a namorar, a cortejar, a se vender, seduzir e deixar-me seduzir. E aqui passo longe dos comentários das modificações corporais... sem contar as rugas e abafa (a questão da libido). Muitas vezes fiz de conta que estava de casamento novo... Mas, nem por isso fiquei isento dos comentários dos mal resolvidos: "Elvandro, teu casamento é uma farsa".
Dizer que nunca pensei em separar - seria mentir. Mas, cá estou, não enfrentei as "problemáticas de um  desquite/divórcio".
Vamos ser honestos, muitos não aguentam/aguentaram/aguentarão a mesma mulher ou marido por muito tempo...
Parece que o tempo passou pelo fato de não ficarmos na rotina... Viajamos... Por várias vezes trocamos de móveis e utensílios domésticos, roupas perdemos a conta, de residência umas seis vezes etc etc . Não assumi a posição de "centralizador" e priorizei o "diálogo".  
Quem se separa, no meu entendimento, apenas se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo endereço, um novo circulo de amigos. Os defeitos apenas trocam de hospedeiro.
Sem soluções mágicas... Chegamos onde chegamos. Não nos deixamos acomodar pela rotina. Que alívio não enfrentei o peso financeiro de uma "pensão alimentícia".
O mundo muda e assim o marido, esposa, amigos e filhos. Com estes últimos depois que estão formados é respeitar a individualidade e apoiar. E aqui tangenciando o assunto "filhos" que foge a abordagem do tema principal - Não pretendi ser um modelo para a minha filha, tentei dar alguns exemplos. Se deu certo ou não é outra escrita.
A melhor estratégia para salvar um casamento ou perpetuá-lo, acredito seja "saber mudar junto" tentando ver o lado positivo de quem está contigo. Pessoas perfeitas não existem.
Nos relacionamentos obcecados pela beleza externa nos deixamos emocionar e não valorizamos o interior do outro.
Para mim alma gêmea é a pessoa com quem você se conecta que te enxerga, te ajuda para que sejas a melhor versão. A alma gêmea nem precisa ter uma conotação romântica - pode ser um amigo, um parente, um professor. Eita!!!  Eis uma questão complica. Mas, bem sabemos que  o "amor platônico" existe.
Nas palavras de Kailen Rosenberg
 (CEO e fundadora da Love Architects):
"Uma alma gêmea nem sempre é um pacote perfeito - fisicamente ou em termos de circunstâncias de vida. Encontrá-la também não significa que o relacionamento  não terá seus desafios".
Acredito que não exista uma fórmula para ter um "casamento feliz". Existem  "fatores" entre os inúmeros e tantos outros ingredientes que podem contribuir para que o dia a dia do casal seja palatável: carinho, atenção, diálogo e cumplicidade. Consideremos, também, as circunstâncias da vida e as dificuldades como a cola que mantém a união e que apesar dos obstáculos mantém o casal unido e, mutuamente, se ajudando para que as dificuldades sejam vencidas. 
Nos tempos modernos  do exacerbado "empoderamento" , "individualismo"  "liberalismo" "mais tecnológico que humanista" este artigo parece "conto-da-carochinha". Convenhamos excluindo as possíveis polêmicas suscitadas,  o conteúdo de alguns parágrafos são provocativos e verdadeiros - não estão eivados de hipocrisia. Declaro que nada tenho contra o moderno. Entendo seja preciso saber dosar e ter limites.
 
Vamos que vamos...
 
Em certos casos faz sentido a música de
 Jorge Costa/Renato Bezerra
.QUEM COME A CARNE RÓI O OSSO
 
Quem como a carne
Rói o osso meu bem
Agora você vai
Comer o resto que tem
 
Tem gente por ai
Que é igual a passarinho
Pula de galho em galho
Cada galho faz um ninho
Pra viver mau acompanhado
Prefiro viver sozinho.