Ser grato não se resume a dizer, repetidas vezes, “obrigado” ou “obrigada”. Quando contemplamos o mundo pelo olhar da gratidão, tudo à nossa volta ganha um colorido especial, todas as circunstâncias ganham um novo sentido. Até os nossos fardos ficam mais leves, pois temos a certeza de não estarmos sós e de que Deus está ao nosso lado e no controle de todas as coisas.
É maravilhoso ter a liberdade de poder agradecer a Deus, logo pela manhã, por todas as bênçãos concedidas: vida, alegria, esperança, perdão, sustento, conforto, refúgio, descanso e comunhão com Ele.
Deus quer que sejamos gratos a Ele e se alegra como um pai que se encanta quando o filho expressa gratidão, seja por um presente especial ou simplesmente por um colo confortador. O Senhor se alegra quando reconhecemos que Ele está no controle, quando confiamos no seu agir, na sua providência, na sua vontade – que é infinitamente melhor que a nossa. Ser grato é reconhecer que tudo tem seu propósito e compreender que todas as circunstâncias cooperam para o nosso amadurecimento na fé e para um aprendizado efetivo.
Marlene Bastos - (Especialista em Literatura e Teologia)