Apesar de toda a precariedade das condições de vida, alguns brasileiros adquiriram a sabedoria de fazer muito com pouco e de manter a alegria espontânea de viver... Na incompleta agenda do social: falta saneamento, moradia, emprego regular e escolarização.
Ouso dizer que somente um ataque frontal e inteligente ao problema poderá reverter o quadro das desigualdades. Diria mais que uma maneira correta de resolver o problema é através do capital. Refiro-me ao CAPITAL EDUCAÇÃO que é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. Digo isto em função de que as grandes transformações em minha vida, somente, tornaram-se concretas depois que iniciei o importante processo de acumulação do maior capital humano: A EDUCAÇÃO. Comigo tudo aconteceu depois que, sem receio, conscientemente, fiz como o pássaro: deixei o ninho. Confesso que o início foi um pouco difícil. Mas, hoje, sinto orgulho de mim mesmo. Infelizmente, isto é o que a grande maioria não faz. Fica esperando que a acumulação ocorra por obra e graça do governo ou que venha do "céu". A decisão tem que ser própria consciente e sem nenhuma apelação.
Na maioria das vezes perdemo-nos entre a ambição e a ganãncia. O ser humano é ambicioso por natureza. Ganãncia é a deturpação do querer. Quando a procura for por algo ilícito: - Diga não.
Portanto, quando for dto que você é ambicioso, não se ofenda: - ambição faz parte do sucesso.
Entenda que a ambição é o combustível que mantém acesa a esperança de melhores dias.
Fique atento para que não ocorram desvios de conduta e que a tentação da ganância não conspurque os seus ambiciosos passos.
Salomão, o riquíssimo e sábio rei de Israel, ao comparar a vida com coisas bem menos buscadas pelos mortais, jogava no lixo suas minas de outro e prata. Comparando-as como a sabedoria e a humildade. As duas são irmãs e valem mais do que o ouro e a prata. A prática tem demonstrado que tais comparações têm alguma fundamentação: - A vida é bastante simples e o gostoso de viver não está, simplesmente, no que se alcança, mas no curtir enquanto se alcança.
"A verdade é dura como o diamante e frágil como uma flor do pêssego".
(The Story of my Experiments with Truth, I, 346, op.cit)