Partindo-se do pressuposto que Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas ou minorias que entre outras que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.
Todos nós podemos colaborar para que nenhum brasileiro seja excluído socialmente. Por exemplo, podemos acabar com os preconceitos e aprender/reaprender a conviver com as diferenças e criar condições para que cada um possa vencer suas próprias dificuldades.
O processo de Inclusão Social, por exemplo de pessoas portadoras de necessidades especiais, tornou-se efetivo a partir da Declaração de Salamanca, respaldada que foi na Convenção dos Direitos Humanos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).
A Inclusão Social, em suas diferente faces, é efetivada pelas Políticas Públicas que oficializam e viabilizam a inserção dos indivíduos aos meiso sociais. Portanto, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escola, empresas, serviços púbicos etc)
Reservemos um momento do dia para uma breve reflexão sobre a INCLUSÃO SOCIAL para que mantenhamos lucidez face a um mundo desnorteado, onde a deriva dos adolescentes e o stress dos adultos são problemas cada vez mais sérios.
Que a sede de ajudar ao próximo seja frequente.
Enfim, que reflitamos a cada um de nossos pensamentos e atitudes.