Que o Cubo Mágico, pequeno objeto formado por nove quadrados coloridos em cada face, foi criado pelo húngaro Ernö Rubik, na metade da década de 70.
Apenas em 1980 o brinquedo, chamado originalmente de Cubo de Rubik, tornou-se famoso no resto do mundo, quando foi importado pelos Estados Unidos.
O desafio proposto pelo jogo é colocar todos os quadrados de cor igual no mesma face do cubo girando suas peças. O objetivo, que é ainda mais complicado do que parece, pode gerar muita frustração nos menos habilidosos. Percebendo isso, uma empresa chegou a comercializar, nos anos 80, um pacote com adesivos coloridos imitando as peças do brinquedo. Assim, qualquer um poderia colá-los convenientemente no objeto e fingir que tinha vencido.
O estudante de engenharia mecânica de 19 anos Gabriel Dechichi Barbar foi o vencedor do 2º Campeonato de Cubo Mágico. Natural de Uberlândia (MG), o jovem bateu o próprio recorde sul-americano na categoria 3x3x3 com apenas uma mão, além de vencer também em outras três categorias.
"O recorde sul-americano já era meu com o tempo de 15.1 segundos, agora eu consegui fazer 14.8, fiquei muito feliz, não esperava bater esse recorde, agora preciso ir em busca de novos desafios", disse Gabriel. O jovem também revelou que o cubo mágico passou de uma simples diversão para um trabalho sério que exige muita dedicação. "Eu levo o cubo tão sério quanto a faculdade, pra mim também é um trabalho", explica. As outras categorias que o estudante conquistou o primeiro lugar foram 3x3x3 (um cubo 3 peças por 3 peças por 3 peças, cuja dimensão oficial é de 5,7 centímetros), que é o mais tradicional, e em cubos maiores, como o 4x4x4 e 5x5x5.
O desafio teve 95 participantes e a competição, que tem reconhecimento internacional da Associação Mundial de Cubo Mágico.