Talvez não pareça, mas a hidroginástica é uma ótima opção de atividade física para quem busca condicionamento físico e fortalecimento muscular. A modalidade é realizada dentro da piscina, em ambiente adequado para atender diferentes tipos de alunos, com diferentes patologias.
Para que seus efeitos sejam realmente eficientes, o praticante precisa realizar os movimentos com a água até, pelo menos, a linha do tórax. Assim, o atrito com o líquido potencializará os resultados musculares e cardiovasculares.
Não prejudica as articulações
A maioria dos exercícios aeróbicos, aqueles que trabalham o sistema cardiovascular e potencializam a queima de gordura corporal, acabam afetando, em certa medida, as articulações do praticante. Isso porque o impacto pode prejudicá-las, principalmente não há condicionamento muscular adequado para proteger as articulações, um exemplo de atividade é a corrida.
Nesse sentido, a hidroginástica sai na frente e é um dos exercícios que, por ser realizado dentro da água, possui impacto zero. Por isso, é indicada para quem está acima do peso e precisa preservar as articulações, idosos com mobilidade reduzida, grávidas etc.
Melhora da flexibilidade
A hidroginástica auxilia a melhora da flexibilidade do corpo devido ao aumento da amplitude de movimentos e de músculos e articulações mais relaxados.Melhora a circulação
A atividade potencializa a contração muscular e consequentemente auxilia a circulação sanguínea, pois os maiores troncos venosos estão juntos aos grupos musculares. Além disso, respiração adequada também é aliada de uma melhor circulação.
Tônus
A hidroginástica não é a atividade ideal para quem procura músculos mais definidos. No entanto, auxilia, sim, neste aspecto.
Relaxamento
Além dos benefícios fisiológicos da atividade, há ganhos mentais e emocionais para os praticantes. Por se tratar de uma aula geralmente coletiva, promove mais sociabilidade, agrega segurança e diminui o estresse emocional.
Divulgação