Parece que a condição humana está sempre acima, e que amar um animal como se fosse o próprio filho é um exagero irracional.
Não é necessário ter um animal de estimação em casa para cuidar e amar um cão. No entanto, ter um animal de estimação na família é uma grande responsabilidade, o que implica uma série de compromissos que devemos cumprir. Sem dúvida, eles recompensam-nos todos os dias, e nós cuidamos deles sem nenhum esforço.
Para todas aquelas pessoas que têm dificuldade em entender estas relações, o escritor Richard A. Biby escreveu um poema bem interessante em torno desta temática. O poema é dedicado ao seu cão, mas também a todos aqueles que não o entendem. Esperamos que, depois de leres o poema, não haja dúvidas de que seu amigo “não é apenas um cão”.
O texto é originalmente em inglês. Eis a tradução em português:
De vez em quando as pessoas me dizem “relaxe, é apenas um cachorro” ou “é muito dinheiro apenas para um cachorro”. Eles não entendem a distância percorrida, o tempo investido ou os custos incorridos por “apenas um cachorro”. Alguns dos meus momentos mais orgulhosos aconteceram com “apenas um cachorro”.
Muitas horas passaram sendo a minha única preocupação “apenas um cachorro”, mas não por um único momento eu me senti desprezado. Alguns dos meus momentos mais tristes foram para “apenas um cachorro”, e naqueles dias cinzentos, o toque suave de “apenas um cachorro” me deu o conforto e a razão para passar o dia.
Se também pensas “é apenas um cachorro”, então provavelmente entenderás frases como “apenas um amigo”, “apenas um nascer do sol” ou “apenas uma promessa”. “Somente um cão” traz à minha vida a própria essência da amizade, da confiança e da alegria pura e desenfreada. “Somente um cão” traz a compaixão e paciência que me tornam uma pessoa melhor.
Por “apenas um cão”, vou me levantar cedo, vou fazer longas caminhadas e ansioso para o futuro. Então, para mim, e para pessoas como eu, não é “apenas um cão”, mas uma encarnação de todas as esperanças e sonhos do futuro, as lembranças do passado e a alegria absoluta do momento. “Somente um cão” traz o bem em mim e desvia meus pensamentos para longe de mim e das preocupações diárias.
Espero que um dia possas entender que não é “apenas um cachorro”, mas o que me dá a humanidade e me impede de ser “apenas um humano”. Então, na próxima vez que ouvires a frase “apenas um cachorro”, apenas sorri porque “simplesmente não entende”.
Richard A. Biby