Sou mais um entre tantos...

Sou mais um entre tantos...
#FocoForçaeFé
A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Considere como é difícil modificar a si mesmo e você entenderá quão pouca chance tem ao tentar modificar outras pessoas." - Jacob M. Braude

"Seja em você a mudança que quer para o mundo" - Ghandi´

Aos preconceituosos e aos piadistas, sugiro que olhem para si mesmos antes de julgarem os outros... Quem aponta um dedo para alguém, aponta três para si mesmo.


Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Verbete Wikipédia

Verbete Wikipédia
Verbete Wikipédia

O BRASÃO

O BRASÃO
Visite o blog do Barão de Burity clicando no Brasão.
Meus livros são minha essência.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.
DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA - POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO...
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e alteradas com programa de edição de imagem.

PARA MEDITAR...

"OS HOMENS PASSAM, A OBRA PERMANECE!"

"GARIMPANDO AMIZADES:
PERDI MUITOS DIAMANTES ENQUANTO OCUPADO GARIMPAVA NO MEIO DE FALSAS PEDRAS PRECIOSAS."

"NÃO ME IMPORTO COM O QUE OS OUTROS PENSAM DE MIM. IMPORTO-ME COM O QUE EU PENSO E COM O QUE FAÇO. EIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO MEU CARÁTER."

"NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE ALGUÉM, MAS EXISTE UMA COISA QUE SE CHAMA: RESPEITO!"
Nunca sabemos onde a vida nos levará. Tropeços e valores. Reviravoltas. Ficamos surpresos... Às vezes, no caminho um pensamento nos faz dizer: -"Este é o pior momento da minha vida". Mas quer saber ? No final do caminho, das diversidades mais difíceis, o que não nos mata - nos torna mais forte.
Agora as diversidades não importam. Eis o dilema! A vida é uma jornada e não um aleatório destino. Egresso da Baixada Fluminense... Ex-Marujo...
De bem com a vida - acordado e energizado - faço do escrever a minha terapia ocupacional.
Acima de tudo agradeço a Deus por tudo que tenho e sou. Não há como renegar as minhas origens. Quem renega as suas origens, nega a si mesmo.
Servir à Marinha:
Uma visão!
Um sonho!
Uma vida!


domingo, 29 de março de 2009

APONTEMOS MENOS!


Reclamemos menos!
Lamentemos menos!
Julguemos menos!
Critiquemos menos!

ÉTICA

"Quando se pensa nas relações do homem com o meio em que vive, de imediato vem à mente a dicotomia entre fazer o que bem se pensa ou ficar condicionado pelas regras que ordenam a vida sociocultural." Severo Hryniewicz
É ultrapassado o conceito de que a ética só deve existir em ambientes como escola e igreja. Assim sendo é perfeitamente factível instalar uma "cultura de ética" no ambiente familiar. O não "agir e pensar com ética" no ambiente familiar, também, poderá produzir efeitos altamente indesejáveis.
Considerando-se que os valores morais impõem-se como força de comando que acabam por ditar o que se deve ou não fazer numa determinada situação.
Não há um consenso entre os estudiosos da ética, isto é, sobre o modo como os seres humanos devam se comportar para realizar o ideal ético e – serem felizes. Entretanto, constata-se que ao longo da história da ética, desenvolveram-se diversas vertentes de pensamento ético com diferentes filosofias morais. Arthur Schopenhauer dizia:
"É bem mais fácil pregar uma moral do que fundamentá-la."
Dito isto, qualquer um de nós sabe que deve ser generoso, leal e honesto e que não deve roubar, trair ou matar o próximo. Assim sendo podemos dizer que a ética engloba quatro grandes linhas: éticas de interesse ou utilitarismo, éticas do dever, éticas de situação e éticas das virtudes. Em família: não falar pelas costas, não fofocar, não ter soberba etc etc
Filósofos de todas as épocas concordam que – quando se trata de ética – é indispensável que a interioridade ou a consciência humana se faça presente. Assim para classificarmos os atos humanos na perspectiva da ética é preciso que sejam preenchido os requisitos básicos de: liberdade e consciência.
Por estarem os valores éticos vinculados aos seres humanos – eles são riquíssimos. Por extensão, os valores éticos emergem dos diversos modos como o ser humano se coloca no mundo, de como se relaciona consigo mesmo e com os outros.
No trato com valores e princípios éticos, posso dizer que:
"Ser ético significa respeitar os múltiplos modos de ser e aparecer da pessoa – tanto na sua face individual, como enquanto membro da sociedade".
Onde cada valor corresponde a um princípio ético, ou seja, um imperativo, um comando, um convite à ação.
Não basta incrementar princípios de justiça e razão. Sem sombra de dúvidas o escrever sobre a ética me fez ver que algumas bem próximas de mim estão esquecendo a ética. E para eles, infelizmente, os meios estão justificando os fins. Para tais pessoas ética parece que é coisa pra inglês ver".
Se a ética é o exercício do nosso modo de perceber como é que nós existimos coletivamente, então podemos pensar com seriedade naquilo que François Rabelais vaticinou: "Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam".
Façamos a nossa parte de maneira responsável e íntegra porque o homem livre se aproxima de sua plenitude através de uma vida eticamente reta.

quarta-feira, 25 de março de 2009

GANÂNCIA OU AMBIÇÃO

Apesar de toda a precariedade das condições de vida, alguns brasileiros adquiriram a sabedoria de fazer muito com pouco e de manter a alegria espontânea de viver... Na incompleta agenda do social: falta saneamento, moradia, emprego regular e escolarização.

Ouso dizer que somente um ataque frontal e inteligente ao problema poderá reverter o quadro das desigualdades. Diria mais que uma maneira correta de resolver o problema é através do capital. Refiro-me ao CAPITAL EDUCAÇÃO que é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. Digo isto em função de que as grandes transformações em minha vida, somente, tornaram-se concretas depois que iniciei o importante processo de acumulação do maior capital humano: A EDUCAÇÃO. Comigo tudo aconteceu depois que, sem receio, conscientemente, fiz como o pássaro: deixei o ninho. Confesso que o início foi um pouco difícil. Mas, hoje, sinto orgulho de mim mesmo. Infelizmente, isto é o que a grande maioria não faz. Fica esperando que a acumulação ocorra por obra e graça do governo ou que venha do "céu". A decisão tem que ser própria consciente e sem nenhuma apelação.

Na maioria das vezes perdemo-nos entre a ambição e a ganãncia. O ser humano é ambicioso por natureza. Ganãncia é a deturpação do querer. Quando a procura for por algo ilícito: - Diga não.

Portanto, quando for dto que você é ambicioso, não se ofenda: - ambição faz parte do sucesso.

Entenda que a ambição é o combustível que mantém acesa a esperança de melhores dias.

Fique atento para que não ocorram desvios de conduta e que a tentação da ganância não conspurque os seus ambiciosos passos.

Salomão, o riquíssimo e sábio rei de Israel, ao comparar a vida com coisas bem menos buscadas pelos mortais, jogava no lixo suas minas de outro e prata. Comparando-as como a sabedoria e a humildade. As duas são irmãs e valem mais do que o ouro e a prata. A prática tem demonstrado que tais comparações têm alguma fundamentação: - A vida é bastante simples e o gostoso de viver não está, simplesmente, no que se alcança, mas no curtir enquanto se alcança.

"A verdade é dura como o diamante e frágil como uma flor do pêssego".
(The Story of my Experiments with Truth, I, 346, op.cit)

VOLTEI...

Reativei o blog.
Mantive as postagens antigas.
Dei uma repaginada na apresentação.










Superação
Que angústia!
Neste mundo enlouquecido
Sobreviver é superação.