Sou mais um entre tantos...

Sou mais um entre tantos...
#FocoForçaeFé
A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Considere como é difícil modificar a si mesmo e você entenderá quão pouca chance tem ao tentar modificar outras pessoas." - Jacob M. Braude

"Seja em você a mudança que quer para o mundo" - Ghandi´

Aos preconceituosos e aos piadistas, sugiro que olhem para si mesmos antes de julgarem os outros... Quem aponta um dedo para alguém, aponta três para si mesmo.


Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade

Verbete Wikipédia

Verbete Wikipédia
Verbete Wikipédia

O BRASÃO

O BRASÃO
Visite o blog do Barão de Burity clicando no Brasão.
Meus livros são minha essência.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.

DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA.
DOWNLOAD LIVRO DE MINHA AUTORIA - POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO...
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e alteradas com programa de edição de imagem.

PARA MEDITAR...

"OS HOMENS PASSAM, A OBRA PERMANECE!"

"GARIMPANDO AMIZADES:
PERDI MUITOS DIAMANTES ENQUANTO OCUPADO GARIMPAVA NO MEIO DE FALSAS PEDRAS PRECIOSAS."

"NÃO ME IMPORTO COM O QUE OS OUTROS PENSAM DE MIM. IMPORTO-ME COM O QUE EU PENSO E COM O QUE FAÇO. EIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO MEU CARÁTER."

"NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE ALGUÉM, MAS EXISTE UMA COISA QUE SE CHAMA: RESPEITO!"
Nunca sabemos onde a vida nos levará. Tropeços e valores. Reviravoltas. Ficamos surpresos... Às vezes, no caminho um pensamento nos faz dizer: -"Este é o pior momento da minha vida". Mas quer saber ? No final do caminho, das diversidades mais difíceis, o que não nos mata - nos torna mais forte.
Agora as diversidades não importam. Eis o dilema! A vida é uma jornada e não um aleatório destino. Egresso da Baixada Fluminense... Ex-Marujo...
De bem com a vida - acordado e energizado - faço do escrever a minha terapia ocupacional.
Acima de tudo agradeço a Deus por tudo que tenho e sou. Não há como renegar as minhas origens. Quem renega as suas origens, nega a si mesmo.
Servir à Marinha:
Uma visão!
Um sonho!
Uma vida!


terça-feira, 30 de outubro de 2012

FALANDO DE HUMILDADE...

Shakespeare certa vez disse: "O mundo inteiro é um palco e todos os seres humanos são apenas atores... onde representamos muitos papéis."
 
Por outro lado Jo-Ellan Dimitrius, criminalista americana, consultora em mais de 600 julgamentos por juri, inclusive nos casos de Rodney King, quando Los Angeles quase implodiu numa batalha nas ruas, disse: "um futuro rei se mantém acima da multidão. A essência da arrogância é tentativa de se elevar acima dos outros. Um verdadeiro príncipe anda misturado à multidão. O cerne da humildade é o reconhecimento de que seja qual for o status de uma pessoa, ninguém é melhor nem pior do que  ninguém."
 
Dito isto, falando de humildade entendo mister tenhamos uma antevisão permissiva de ações proativas na sociedade e não meramente reativas.
A humildade nos impõe sejamos reestruturadores da sociedade, misturados na multidão e nela atuando como exemplo inspirador.

"Ser humilde com os superiores é obrigação,
com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza."
 
 


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO


Ao ensejo do Dia Nacional do Livro
 
O livro é o mais alegre de todos os nossos companheiros.
Não nos vira as costas nos momentos de adversidade.
Recebe-nos com a mesma bondade, instruindo-nos
na mocidade e confortando-nos na nossa velhice.
Smiles
 
 
A leitura engrandece a alma.
Voltaire

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

BEM-VINDO

Jorge Ventura
Bem-vindo ao quadro social da
Sociedade idealizada por Andreia Donadon LealLogo criada por Gabriel Bicalho

Jorge Ventura cursou Artes Dramáticas na Escola Martins Penna, quando atuou em peças de autores consagrados como Brecht, Gogol, Ariano Suassuna, José Vicente, Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos, somando mais de 30 peças de teatro em seu currículo. Além de cursos de especialização na CAL (Casa de Artes das Laranjeiras), participou de companhias de teatro e grupos de poesia. Logo no início dos anos 1980, teve uma participação na telenovela da TV Globo, Terras do Sem-Fim, adaptação do romance de Jorge Amado, estrelada por Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria, sob a direção de Herval Rossano. Ainda nos anos 80, fez outra breve participação nesta emissora, em um dos capítulos do Sítio do Picapau Amarelo, série dirigida por Geraldo Casé. Em 1995, foi garoto-propaganda da rede de lojas Rei das Tintas, atuando em comerciais de rádio e TV, veiculados na região Rio. E de 1999 a 2009, protagonizou sete curtas e um longa-metragem. Neste período, chegou a dublar filmes e desenhos animados nos estúdios da Herbert Richers. Jorge Ventura também é poeta, jornalista e publicitário (com pós-graduação em Marketing). Além de performances e encenações poéticas, vem atuando nos principais saraus e movimentos culturais do Rio. Autor de dois livros, em poesia e prosa, Turbilhão de Símbolos (2000) e Surreal Semelhante (2003) – ambos pela Imprimatur/Rio de Janeiro. E de um ensaio jornalístico, Sock! Pow! Crash! – 40 anos da série Batman da TV (2006), pela Opera Graphica/ São Paulo. Premiado em muitos concursos e festivais, como poeta e melhor intérprete, sua poesia está presente em dezenas de antologias, coletâneas, além de sites, jornais online e portais literários. Realizou mais de 700 apresentações poéticas de 1999 a 2011, no Rio e em outros municípios, incluindo participações no Festival Carioca de Poesia, na Semana Cultural em Santa Teresa , no PoêTerê (Teresópolis), na I Mostra Brasileira de Poesia em Maricá, na EPOCABREU (Encontro de Poetas em Casimiro de Abreu), na FLIM (Festa Literária de Santa Maria Madalena/RJ), no Belô Poético (Belo Horizonte/MG), e no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves / RS. Cônsul Poetas Del Mundo da região Recreio, é o atual Diretor de Comunicação Social da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) e do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro (SEERJ), sendo há 8 anos um dos convidados especiais das atrações cênico-poéticas do Grupo Poesia Simplesmente. Jorge lançou, em junho de 2012, o seu quarto livro – terceiro de poesia – intitulado Faca de Ponta, Fogo de Palha, editado pela Oficina Editores.
                                        Aldravias de Jorge Ventura (Rio de Janeiro, RJ)
 
ouço
tua
voz
mesmo
estando
calada
teus
olhos
dão
sentido
aos
cristais
passarinho
na
gaiola:
liberdade
na
bitola
germino
manhãs
de
sol
colho
primaveras
foi
na
sorte
voltou
pó:
poesia
conserta
mil
artefatos
arte
de
fato
eu
surto
na
cama
no
kamasutra
nossa
paixão
um
achado:
estamos
perdidos
teu
todo
é
tudo
em
mim
uivos
de
homens
em
noite
braba
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

INSIGHTS PARA LÍDERES

 
 

 
- Por Fernando Mantovani

" A relação entre líderes e liderados é complexa e merece manutenção contínua.

Estas relações quando bem azeitadas podem levar empresas a atingirem resultados excepcionais.

Trago abaixo um compilado de ideias, frases e conceitos tirados de livros, palestras, discussões que li e participei. São conceitos que me chamaram atenção e agregaram valor tanto pessoalmente, bem como nos times que trabalhei e trabalho. Espero que de alguma forma também ajude a quem os ler.

Seguem abaixo alguns pontos:

Questão de escolha
Muito se fala sobre liderança, muitas definições se criaram, mas, em minha opinião, a frase mais importante que eu li a respeito é: “Liderança é uma escolha que você faz e não uma cadeira que você senta”.

Um por todos
Há inúmeros desafios para um líder, mas antes de qualquer coisa sua equipe precisa vê-lo como alguém disposto a se doar pelo todo; que não se trata do indivíduo, mas da empresa, do bem comum.

Campo minado
Também é fato que um líder tem que tomar decisões mais fáceis ou mais difíceis, mais ou menos populares. Aqui dois grandes problemas que minam qualquer liderança:
  • Empurrar a sujeira para baixo o tapete deixando de tomar decisões difíceis no tempo em que elas são possíveis
  • Falta de habilidade de comunicar claramente onde e porque tais decisões foram ou serão tomadas

Líder X Posição
“A posição não faz o líder, mas o líder pode fazer a posição”

Líderes e pares
Para desenvolver um papel de líder você também deve gerenciar seus pares, não esperando que eles simplesmente o sigam, mas ajudando-os a conquistar seus objetivos. Se você ajudá-los a atingir suas metas, não só a empresa ganhará, mas você também.

Transparência
Partindo do pressuposto lógico de que ninguém é perfeito é necessário parar de fingir. Pessoas que se preocupam com suas fraquezas assim como com seus pontos fortes atraem seus colegas. Criam laços de confiança. São acessíveis. Admita erros, peça conselhos, seja aberto para o aprendizado, não seja simplista ou binário ao julgar o certo e o errado, deixe de lado a pretensão e o orgulho.

Limite e potencial
Lidere as pessoas pelo que elas podem ser e não pelo que elas são e você verá como elas respondem! Não só a relação será melhor e a produtividade aumentará, mas também você ajudará esta pessoa a atingir o máximo de seu potencial.

Excelência
A boa liderança é mais do que simplesmente atingir metas. Atingi-la o faz ter sucesso. Atingi-la por meio do trabalho de sua equipe o faz um líder. Mas desenvolver pessoas enquanto as auxilia para atingir a meta no mais alto nível o faz um líder excepcional.

Decisões
As decisões precisam ser tomadas de forma consistente com seus valores. Liderados espelham-se no comportamento de seus líderes, sendo assim, atente-se à sua conduta antes de criticar pessoas que trabalham em sua equipe.

Responsabilidades
Liderança é uma jornada que começa onde você está e não onde você quer estar. Grandes responsabilidades surgem após você conseguir lidar bem – na visão de quem te avalia e não na sua – com as pequenas.

Inspiração
Pesquisas mostram que a inspiração é a competência mais poderosa da liderança. É a qualidade mais valorizada pelos funcionários. É o fator mais correlacionado com comprometimento e satisfação."



domingo, 14 de outubro de 2012

IDENTIFICADA ESTRELA

Uma nova estrela surge no céu do academicismo.

Estando no cargo de 2º vice-presidente do Instituto Brasileiro de Cultura Insternacionais - InBrasCI - http://inbrasci.blogspot.com , considero a iniciativa da Presidente (Acad. Marilza de Castro) de opinar, favoravelmente, pela admissão no sodalício do cidadão Alexander Man Fu do Patrocínio, nome artístico Alexander Man Fu, sem sombra de dúvidas foi acertadíssima.
 
Dito isto, no InBrasCI, apesar do pouco tempo de inclusão no Quadro Social - Alexander Man Fu surpreendeu de tal forma que a administração, resolveu, reconhecendo os seus méritos,  incentivá-lo com a imposição da Medalha do Mérito Cultural JORGE AMADO.
 
Alexander Man Fu faz carreira na gloriosa Marinha do Brasil. Na vida civil é formado em pedagogia e executa trabalho voluntário em prol das pessoas da "Melhor Idade" ou "Feliz Idade".
 Muito embora, a minha atitude  possa ser considerada tendenciosa pelo fato ser seu padrinho, sem sombra os seus escritos contagiam os leitores. Razão pela qual indico a leitura das inserções feitas em:
 
 
 
 

sábado, 13 de outubro de 2012

DINHEIRO


Em novembro de 2003 lancei o livro FATOS E REFLEXÕES onde desfilaram várias crônicas, entre elas: O DINHEIRO

"Dinheiro é como eletricidade; beneficia os prudentes; fulmina os insensatos"
(Autor desconhecido)
 
Naquela crônica, escrevi o seguinte sobre O DINHEIRO:

"Dizem que o dinheiro compra tudo. Será verdade? Acredito que não.
Dinheiro nos coloca em boa condição de barganha. Pode comprar o amor? Verdadeiro ou falso. Compra a fecilidade? Quantas pessoas conhecemos que mesmo sendo possuidoras de uma boa situção quanto a dinheiro não desfrutam da felicidade.
Outra expressão que ouvimos com menos frequência: "O dinheiro compra quase tudo." esta opção é mais significativa do que a primeira, porque é menos incisiva e definitiva. O que faz a diferença entre elas é o "quase".
Algumas lições no trato com o dinheiro:
1 - Os bancos não estão interessados em gente organizada, que paga as contas diteirinho.
2 - Caso não tenha reparado os bancos querem é que você se individe até o pescoço... Para poder se endividar mais ainda.
3 - Eles (do banco) aumentam o seu crédito mesmo que você  nem salário tenha.
Não há como negar que "o dinheiro compre quase tudo",  pode comprar e pagar bem o acesso ao poder; comprar e pagar bem, muito bem, diversos atos escusos. Dinheiro... Dinheiro... Dinheiro...
Refletindo sobre tudo o que foi escrito prefiro ficar com as possibilidades do quase... Afinal nenhum dinheiro do mundo comprará ou pagará a liberdade de consciência, de pensamento e de ideias. Ou será aque não?
Comentários muito doidos e sem nexo? Concordo. Mas convenhamos encerram uma certa realidade."
Mutatis mutandis, constato, ainda que, no meio de tantas notícias sobre desvio no trato com o dinheiro, existem pessoas para as quais o dinheiro não é meio para atingir seus objetivos... São pessoas que não deixam que o "sistema" corrompa suas convicções e/ou caráter. Dito isto, entendo como pertinente recomendar a leitura da matéria publicada no link abaixo que encerra uma realidade e, por extensão, o caráter de um dos grandes compositores e cantores do Brasil.

http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-na-folia/martinho-da-vila-se-despede-hoje-das-disputas-de-samba-1.501859



domingo, 7 de outubro de 2012

DEU NA IMPRENSA

Deu na Imprensa

Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 4 de outubro de 2012, Caderno de Cultura, página 7

Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 5 de aoutubro de 2012, Caderno de Cultura, página 6

Jornal Ponto Final, Mariana, 05 de outubro de 2012, página 9

sábado, 6 de outubro de 2012

SÓCRATES

Há pessoas que dizem: “eu sei isso, sei aquilo, sei tudo. Já vivi muito e não tenho mais o que aprender.”

Bem, quem acha que sabe tudo não está aberto pra aprender, portanto não aprende. E se não aprende não sabe, assim quem pensa que sabe tudo na verdade nada sabe. Ao contrário quem tem consciência que não sabe e está pronto pra aprender sabe muito e quanto mais sabe percebe que mais tem a aprender… Este é o verdadeiro sábio, aquele que tendo consciência da sua ignorância abre o coração para ouvir, ler, viver, enfim aprender.

Como dizia Sócrates: “Só sei que nada sei.” Este é o verdadeiro sábio.

Com essas palavras “só sei que nadas sei” Sócrates reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos, que o apontara como o mais sábio de todos os homens.

 
Dito isto, mutatis mutandis,
transcrevo
 
 

Nada Sei  - Kid Abelha

Nada sei dessa vida
Vivo sem saber
Nunca soube, nada saberei
Sigo sem saber...
Que lugar me pertence
Que eu possa abandonar
Que lugar me contém
Que possa me parar...
Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto tempo me deixar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...
Nada sei desse mar
Nado sem saber
De seus peixes, suas perdas
De seu não respirar...
Nesse mar, os segundos
Insistem em naufragar
Esse mar me seduz
Mas é só prá me afogar...
Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto o tempo me deixar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...
Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Sou errada, sou errante
Sempre na estrada
Sempre distante
Vou errando
Enquanto o tempo
Me deixar passar
Errando
Enquanto o tempo me deixar...

 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DESAFIO

Saber viver sem a perda da individualidade... Viver o presente, passado e até o futuro... Esquecer os preconceitos que são o argumento dos poucos inteligentes. Colocar o trabalho a serviço do próximo, sobretudo dos mais fracos, dos pobres e dos enfermos, sem transformá-los em expediente de exibição da miséria ou fazê-los massa de manobra do baixo sentimentalismo com fins de audiência. Equuilibrar as contradições em função dos objetivos maiores e no aprimoramento da conduta e, que estas ações náo sejam alienações da realidade e, também, não venham a se transformar num desfile de travestidas inconsequências. Eis o desafio...
 
Durante anos, presssionados pelas regras sociais, colocamos diversas máscaras - tudo conforme as nossas próprias conveniências... Foi-se o tempo do querer ganhar as coisas no grito. Hoje tudo é exceção: honestidade, educação, espírito profissional etc Mentir é inofensivo. A verdade é o que menos importa. E, algumas pessoas se dão ao luxo de dar "vivas" à atual realidade da nova forma "enlatada" de cultura. Chega de parecer isto ou aquilo. Em qualquer sociedade o não poder sobreviver de forma digna pode gerar caos e anarquia social. É inconcebível que continuemos tentando recuperar prejuízos. Podemos evitá-los com um mínimo de interesse, organização e sobretudo vontade do bem fazer. Ontem como hoje, como em todos os tempos devemos ter os olhos fixos  nas leis da evolução e do progresso até atingirmos o máximo desenvolvimentio... Eis o desafio.
 


 

 
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DIVULGAÇÃO...

No Brasil, a Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas lança O Livro das Aldravias
que reúne 51 poetas aldravianistas na Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 - São Paulo
Dia 05 de outubro de 2012, às 18 horas