Sou mais um entre tantos...

Sou mais um entre tantos...
A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Verbete Wikipédia

Verbete Wikipédia
Verbete Wikipédia

O BRASÃO

O BRASÃO
Visite o blog do Barão de Burity clicando no Brasão.
Meus livros são minha essência.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA - DOWNLOAD? POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".


As pessoas passam, as obra permanecem. Ninguém é obrigado a gostar de alguém, mas existe uma coisa que se chama: respeito. Nunca sabemos onde a vida nos levará. Tropeços... Valores... Reviravoltas... No final do caminho, as diversidades mais difíceis, não nos matam - nos tornam mais forte.
Estou de bem com a vida... Faço do escrever a minha terapia ocupacional.
Acima de tudo agradeço a Deus por tudo que tenho e sou. Não há como renegar as minhas origens.
Servir à Marinha:
Uma visão!
Um sonho!
Uma vida!



sábado, 31 de janeiro de 2015

TÍTULO HONORÍFICO

Aos 31 dias do mês de janeiro de 2015 a Ordem dos Capelães do Brasil, em reunião realizada nas dependências do  Centro Cultural de Nova Iguaçu - Av. Getúlio de Moura nº 51 - Centro de Nova Iguaçu, durante a posse do Pr. Gilson de Lima Santos

 
no cargo/encargo de Superintendente da CUA - Capelanes Unidos de América, outorgou o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa.
 
 
A imposição do Título foi feita pela Prª. Elizabeth Lilian Ferraz Barreto - Presidente Estadual da Ordem dos Capelães do Brasil - OCB.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

FEVEREIRO


Fevereiro é o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca.

Por volta do século VI a.C., os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças de fase da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses. O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, o décimo-primeiro mês, era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Mas, durante o Império, em 46 a.C., sob o governo de Júlio César, houve uma mudança significativa: o calendário passou a se basear no ciclo solar. Os meses, então, mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365 no período de um ano. Nesse mesmo período, foi instituído o ano bissexto - mudança inspirada no calendário dos egípcios -, com um dia adicional a cada quatro anos. Em 44 a.C., no segundo ano de vigência do calendário juliano, o Senado decidiu homenagear o imperador e propôs que o mês Quintilis, com 31 dias, passasse a se chamar Julius (julho).

Três décadas depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês, Sextilis, foi mudado para Augustus (agosto), em honra ao então imperador César Augusto. Como um César não podia ter mais dias que o outro, agosto - que tinha originalmente 30 dias - ganhou mais um, retirado de fevereiro, que ficou com 28. Para manter o critério de alternância do calendário instituído por Júlio César, setembro passou para 30 dias e assim sucessivamente. Bem mais tarde, já no século XVI, o papa Gregório XIII inaugurou um novo calendário, corrigindo algumas distorções do sistema romano. Mas o calendário gregoriano, adotado até hoje pelo mundo cristão ocidental, não mexeu no número de dias de fevereiro. 
 
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.   Fernando Pessoa
 

 
 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MAHATMA GANDHI

10 curiosidades sobre Mahatma Gandhi
 
 
1. Em 1888, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma ("grande alma" em sânscrito), foi para Londres estudar Direito. Voltou para a Índia em 1891, onde exerceu a advocacia. Dois anos depois, partiu para a África do Sul, país então sob o domínio inglês. Sentindo-se discriminado, deu início ao movimento pacifista que lutava pelos direitos hindus. Foi lá que desenvolveu uma forma de ação baseada nos princípios da coragem, da não-violência e da verdade, que chamou de satyagraha ("verdade-força" ou "resistência não-violenta").

2. Retornou a seu país em 1914 e começou a difundir suas ideias pelos direitos dos trabalhadores, e contrárias ao domínio britânico, sempre pregando a não-violência como forma de luta. Esse método de resistência pacífica sempre foi usado na luta de Gandhi pela independência da Índia e nas reivindicações de reformas sociais. Logo tornou-se líder do movimento nacionalista hindu.

3. Em 1922, organizou uma greve contra aumento de impostos e, durante as manifestações, pessoas queimaram um posto policial. Gandhi assumiu a culpa e foi condenado a seis anos de prisão, mas só cumpriu dois anos de pena. Ele foi preso pela última vez em 1942. Ao todo, Gandhi ficou sete anos na prisão por causa de suas atividades políticas e desobediência civil, que incluíram boicote a produtos britânicos e recusa ao pagamento de impostos.

4. Na Marcha para o Mar, realizada de Ahmedhabad para Dandi, em 1930, o líder foi seguido por milhares de pessoas. Andaram 320 quilômetros até o mar para protestar contra os impostos cobrados sobre o sal.

5. Em 1947, a Inglaterra proclamou a independência da Índia. No entanto, os muçulmanos reivindicavam a criação de um estado independente, o Paquistão. A divisão gerou violentos conflitos entre hindus e muçulmanos e, apesar de Gandhi ser a favor da convivência pacífica entre os dois povos, acabou aceitando a criação do Paquistão. Isso atraiu o ódio dos nacionalistas hindus.

6. No dia 30 de janeiro de 1948, em Nova Déli, Gandhi foi assassinado com três tiros por Nathuram Godse. Ele era ativista da Rashtriya Swayamsevak Sangh, organização da extrema-direita nacionalista hindu que temia a tolerância de Gandhi em relação a outros credos e religiões.


7. Na época em que foi assassinado, Gandhi só conseguia sair de casa amparado por parentes, que carinhosamente chamava de "minhas muletas".

8. O ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill costumava chamar Gandhi de "faquir despido". O físico Albert Einstein era um de seus grandes admiradores.

9. Gandhi discordava do ato de matar animais para obter alimento ou suas peles.

10. A revista Time o elegeu a terceira maior personalidade do século 20. Antes dele, vinham apenas Albert Einstein e Franklin Roosevelt.
 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ESTAÇÕES DO ANO...

Estações do Ano
 
Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
 
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
 
Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação.
 
No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.
Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Polo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.
 
As quatro estações
 
Outono : De 21 de março a 21 de junho
Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.
Isto por que os países lá do hemisfério norte precisam se preparar para o inverno que está chegando. É necessário armazenar bastante comida para nada possa faltar!

Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro
Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o outono e antecede a primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro.
Do latim: primo vere, no começo do verão.
Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem.
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

Verão: De 21 de dezembro a 21 de março.
Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.
Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono.
As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.
O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.

Bilbiografia:
BRANCO, S. M.;Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna. 48p

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RODA GIGANTE...

 
 
Considerando a  vida uma roda gigante. Não esqueçamos que um dia estaremos em cima...
Em outras ocasiões estaremos em baixo...
Não subestime ninguém.
Trate todos com respeito.
Cada um tem algo de especial...
Todos somos importantes...
Praticar a humildade é sabedoria de viver. 
Xô preconceitos! Xô discriminações!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DIVULGAÇÃO...


PESADELOS DE UMA NOITE DE VERÃO

Por:
Alessandra Leles Rocha

Enquanto o mundo se consterna diante do ataque terrorista ocorrido ontem em Paris, eu assisto da minha janela um ato bem menos bárbaro; mas, nem por isso, menos agressivo aos direitos do cidadão. Comum a diversas cidades brasileiras, a perturbação do silêncio e o desrespeito à ordem pública é uma afronta promovida por indivíduos que insistem em ultrapassar os seus limites e desrespeitar os limites alheios.


Continuar lendo em...

http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto_jornal.php?id_publicacao=36668

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

8 DE JANEIRO

DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO OU DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA
 
Comemora-se o dia 08 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de Janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia. Já no dia 19 de Agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto. Já o dia do repórter fotográfico é 02 de Setembro... Controvérsias à parte, foi no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o "daguerreotipo", processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre. Possivelmente, as datas em Janeiro referem-se à chegada do "daguerreotipo" no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16. Segundo a literatura especializada, foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o "daguerreotipo" ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro). Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguérre.
 
Photobucket
 
Fotografar é uma arte!