Ouso escrever.

The end is just a new beginning. So help me God and keep me step fast.

A FILOSOFIA E A MISSÃO DESTE BLOG INCLUI A DIFUSÃO DA CULTURA E A UTILIDADE PÚBLICA.

"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."

"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)

Fé Esperança Caridade

Fé Esperança Caridade
Fé Esperança Caridade - Virtudes chamadas teologais porque têm a Deus por objeto de modo imediato. Pela fé nós aderimos ao que Ele revelou; pela esperança tendemos a Deus apoiando-nos em seu socorro para chegar a possuí-Lo um dia e vê-Lo face a face; pela caridade amamos a Deus sobrenaturalmente mais do que a nós mesmos. A minha Fé não é achar que Deus fará o que eu quero, mas basea-se na certeza de que Ele fará por mim tudo o que preciso.

Filiado a International Writers Association

Meus livros são minha essência e a minha terapia ocupacional.
CRÉDITO DE IMAGENS
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".


ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.

ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA - DOWNLOAD? POR FAVOR, CLIQUE NO TÍTULO.

O brasão


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RELATIVIDADE...


Relatividade entre palavras e pensamentos.
"A gratidão é um fruto de grande cultura; você não a encontra entre gente vulgar." = Samuel Johnson

"A soberba não se perdoa, a humildade não se vinga." = Marquês de Maricá

"O que destrói a criatividade é o senso de redículo." = Confúcio

"É o espírito que constrói o corpo à sua imagem." = Friedrich von Schiller

"A originalidade, por sí só, é qualidade negativa; precisa juntar-se a outra para ter valor, e este valor dependerá da qualidade positiva que a acompanha." = Joaquim Nabuco




 Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: “a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna”.


Quando alguém lhe ofender ou frustrar, seja como a água e a pessoa que lhe feriu será o obstáculo. Contorne-a sem discutir.


sábado, 26 de novembro de 2011

INCENTIVO...

O Jornal Aldrava Cultural no link http://www.jornalaldrava.com.br/pag_sbpa.htm publicou matéria abordando os livros SOMENTE ALDRAVIAS - edição virtual - e RIEN QUE DES ALDRAVIAS - edição em francês.

Sem sombra de dúvidas isto é o que considero um baita incentivo.

Obrigado a todos aqueles que em algum momento, direta ou indiretamente, colaboraram para que um dia fosse possível lançar um mesmo livro no Brasil e, paralelamente, uma edição bilíngue em Paris - França. Em particular para os aldravianistas: Andréia Donadon, J. B. Donadon, J. S. Ferreira e Gabriel Bicalho pelos ensinamentos transmitidos. Incluo, por justiça e razão, Diva Pavesi pela oportunidade proporcionada que resultou na introdução de meus escritos, pela seunga vez, em terras francesas (Salão do Livro em Paris). Não posso deixar de incluir as duas maiores razões do meu viver: a minha esposa Daise e a minha filha Elda. Obviamente, por último, o mais importante OBRIGADO SENHOR por manter-me vivo, acordado e energizado.


Disponível no link:



Mantido contato com a atual diretoria daquele sodalício ficou implícito que a minha filiação ao quadro da Associação Brasileira dos Poetas Aldravianistas, realizar-se-á no momento certo. Não posso pensar diferente: - Que baita incentivo.






sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DEFINITIVAMENTE...

Sempre tive consciência do fato de que, definitivamente, não posso reclamar da vida que tenho. Afinal  não tenho necessidade de sonegar Imposto de Renda ou qualquer outro tributo. Estou vivo, acordado e energizado. Não tenho tudo que quero. Agradeço a Deus por tudo que tenho e sou, consequentemente, procuro desfrutar com toda intensidade aquilo que tenho.
Do tempo do serviço ativo tenho ótimas recordações... Em missão oficial do governo tive, por direto e razão, a oportunidade de viver fora do Brasil por três anos. Não me perdi no meio da melhoria de remuneração. Pé no chão... Olhos atentos ao futuro consegui fazer uma pequena poupança que proporcionou dar uma  guinada em termos de moradia: - Da Baixada Fluminense para o bairro do Méier.
Na inatividade fui assessor de político e laborei no Movimento Negro e no Acadêmico Literário. Alguns anos se passaram e,  definitivamente, de nada possa reclamar. Considero que tive  um brilhante caminhar: - Não  cheguei na Academia Brasileira de Letras (Calma! Tenho consciência de que pensar em lá chegar é presunção de minha parte). Em contrapartida cheguei na Academia de Letras do Brasil e, até, tornei-me Patrono de uma Cadeira na Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro - localizada na cidade de mesmo nome do Estado do Acre.
Mais de 30 livros editados. Um lançado na Bienal do Livro - Rio de Janeiro- e um outro lançado no Salão do Livro em Paris - França. O importante é que nada subiu à minha cabeça.

Este despretencioso blog, para minha surpresa, é lido,  além do Brasil em outras dezenas de países. Ativado no primero quadrimestre de 2007; hoje, o contador de visitas aponta mais de 50.000 cliques.

Definitivamente, de egresso da Baixada e ex-marujo virar verbete da wikipédia e, se tal não bastasse galhardoado com condecorações da França, Itália e Portugal. Brasileiras algumas militares, civis e políticas que culminaram com a concessão do Título de Barão de Burity é algo que muito me orgulho.
Enveredei por caminhos na defesa do meio ambiente e dele tornei-me SENTINELA DA NATUREZA.
http://www.pastormoysesbarbosa.com/portal_evangelico/ler.php?id=466

Definitivamente, um cidadão honesto e trabalhador ficar rico seria algo difícil de explicar. Será? O consolo é que onde cheguei: - definitivamente, durmo com  a consciência tranquila e tenho "cacife" para refugar a ideia de que no passado participei de "jogadas" para "levar vantagens". Definitivamente, tudo isto um disparate diante do mundo em que vivemos; um mundo mais tecnológico que humanista. Um mundo bem diferente daquele que conheci: - Hoje os meios estão justificando os fins.

Sem arrependimentos definitivamente, tem vezes que meu pensamento falseia diante das palavras de Rui Barbosa:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."



DEFINITIVAMENTE...
Tenhamos honestidade de propósito. Infelizmente dependerá muito do ponto de vista focado. Bem como daquele que foi focado.

Começando pelas leis vigentes em nosso país. Foram aprovadas e sancionadas com o firme propósito de que cada um cumpra com seus deveres e faça valer seus direitos, parece simples. Contudo, sabemos que ele vigora praticando todo tipo de ato desonesto, atuando de forma espúria, fazendo farra com o dinheiro público, construindo grandes fortunas a custa de concessões públicas, e por aí vai.

Definitivamente, a honestidade existe, quanto a colocá-la em prática, aí sim, são outros quinhentos contos de réis.
Para puxar o tapete tem de monte, na hora de estender a mão todo mundo se esconde.

Dito isto, definitivamente, resta-me tão somente colocar um ponto final. Asseverando que nem todos nascem para ser cocheiro, uns nascem para puxar a carroça.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

SIMPLES OBSERVAÇÃO...

Na maioria das vezes só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Todos os dias Deus nos dá, junto com o sol, um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
Muita vezes procuramos fingir que não percebemos esse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual  amanhã. Ledo engano! As pessoas não são insubstituíveis, cada pessoa é única. Todos temos uma história que com certeza daria um livro. Uns têm o despreendimento, ousadia ou coragem de escrevê-la.
No viver a vida não existem regras prontas. Cada um tem que descobrir o seu ponto de equilíbrio.
A televisão  como principal entretenimento para "zilhões" de brasileiros discute com muito calor: quantos beijos entre pessoa do mesmo sexo podem ser dados num capítulo ou se um casal gay pode aparecer tomando café de manhã na cama. Fora preconceito! Mas, o que não aparece é alguém lendo um livro.

A grande verdade é que muitos não observam: - Ignorando seus valores tornam-se fácil presa para invasões aculturantes de toda sorte. O resultado na prática é um bando de "dependentes" das "pseudas benesses públicas".

Desejamos mudar o que? Mudar de lugar? Mudar nossos ideais? Mudar nossa maneira de ser? Mudar nosso interior?
Os fatos aí estão e se apresentam de formas incontáveis Uma realidade  de alto preço. O desinteresse pela leitura, diga-se pela cultura, acontece e representa, na prática, a multiplicação de todo tipo de parasitas (corruptos e corruptores) dedicados a prosperar com o dinheiro do Erário Público.

O interessante é que ninguém se declara ou se põe contra o livro, a leitura ou a cultura. Não lendo ou pouco lendo o público pouco pensa, não sente e nem sabe o que é interesse saber.
Às vezes tudo parece como se estivéssemos em um teatro, num terrível e trágico teatro que perturba. Sinal dos tempos? Ou a constatação triste, nua e crua que vivemos um mundo mais tecnológico do que humanista; um mundo de conflitos ideológicos, de incompreensões, de abusos, de desonestidade e de corrupções de toda ordem.

De sã consciência é inadmissível continuarmos convivendo com tantas mazelas. Infelizmente, parte significativa, vive embala pelos "vales" politicamente concedidos. Em síntese, assistimos a banalição e a inversão de valores sociais e no processo de viver a vida deixamos de encontrar o ponto de equilíbrio.

O programa "Profissão Repórter" - TV Globo - 22/11/2011 - mostrou uma realidade que teimamos em não enxergar: a gravidez de meninas entre 11 e 14 anos. Uma mazela social.  São mais de 42.000 casos no norte deste grande Brasil. O problema é uma questão de saúde pública.

Vixe! Brasil cujo dístico ORDEM E PROGRESSO inscrito em sua Bandeira parece uma utopia. E, a inversão de valores já atinge uma das mais antigas instituições a FAMÍLIA.

Qual a sua opinião na abordam desta simples observação? Abrangente que englobou, superficialmente, pitadas de políticas públicas, cidadania, cultura, saúde e a família. Propositalmente foi omitido o assunto  segurança pública.

É inadmissível continuarmos vivendo e acreditando nas falácias daqueles que têm como responsabilidade e dever gerir o nosso país quer no nível federal, estadual ou municipal.

Tudo isto nos conduz, indubitavelmente, a uma profunda reflexão sobre a atualidade e o futuro que nos aguarda. Ou será que não?
Será que estou sendo ca.tas.tró.fi.co?




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RECOMENDO...

Recomendo  a  leitura  do artigo  publicado em:

http://lojamarquesdoherval1624.blogspot.com/2011/11/visita-asilo-rio-branco.html

que  aborda uma   visita  realizada  ao  ASILO  RIO  BRANCO.

O Asilo Rio Branco foi inaugurado em 20 de outubro de 1918, na atual Rua Dom José Thomás, onde está localizado o Ginásio de Esportes Charles Moritz. Atualmente o Asilo funciona na Avenida Hermes Fontes em um prédio que pertence à própria Instituição, sendo mantido por associados, doações e contribuintes que na sua maioria são maçons. O Asilo conta com 37 idosos, sendo 25 mulheres e 12 homens. Existe uma Diretoria que é eleita para um mandato de 4(quatro) anos, podendo ser reeleita, sendo composta por 14(quatorze) diretores que atuam em regime de voluntariado, tendo como atual Presidente o Sr. Orlando Carvalho Mendonça, o qual está na Instituição desde janeiro de 1992. Existe também um Conselho Fiscal.

domingo, 6 de novembro de 2011

CARTÃO DE CRÉDITO...

Entendo interessante  indicar  o link
http://www.personare.com.br/revista/carreira-e-financas/materia/1911/o-cartao-de-credito-e-seu-melhor-amigo
que aborda o  cartão de  crédito.

Fique  atento!

Eu, particularmente, considero  o cartão de  crédito como uma faca de  dois  gumes.