A carruagem passa... Feita de sonhos, de gestos, de atitudes de longas vivências, de cumplicidade de sentimentos fortes, de sinceras amizades. Ela segue seu caminho, totalmente, indiferente ao ganido dos enlouquecidos cães...
"Cada pessoa, por si só, promove a sua indispensável transformação interna, transmutando o pesado chumbo do seu emocional, no ouro reluzente da Evolução Mental."
"Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." (Carlos Drummond de Andrade)
Fé Esperança Caridade
Algumas obtidas na internet e formatadas com programas "freeware".
ALGUNS LIVROS DE MINHA AUTORIA.
Jornada em Retalhos
- Jornada em Retalhos
- Rotas da Liberdade
- Marujo. Sim.
- Filosofando em Versos
- Simples... Mas Complicado...
- Fatos e Reflexõs...
- Novos Rumos
- Expressões da Alma
- Caminhos do Ontem - 1º Aniversário Policlínica de Nova Iguaçu - CBMERJ
- Somente Aldravias
- É Preciso Saber Viver
- Rien que des Aldravias - Português/Francês
- Além do Templo e das Paixões
- O Príncipe dos Jornalistas
- Só Poetrix
- Na Trilha do Social
- Uma Conversa Diferente
- Gotas Poéticas
- EU, poetificando
- A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
- Desvendando o Segredo
- Livros LOGOSOFIA
- AVATAR
- A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne
- Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antonio de Almeida
- O Navio Negreiro - Antonio Frederico de Castro Alves
- Os Sertões (Euclides da Cunha)
- A Revolta dos Bichos (George Orwell)
- A Menina do Vale (Bel Pesce)
terça-feira, 29 de junho de 2010
A CARRUAGEM PASSA...
A carruagem passa... Feita de sonhos, de gestos, de atitudes de longas vivências, de cumplicidade de sentimentos fortes, de sinceras amizades. Ela segue seu caminho, totalmente, indiferente ao ganido dos enlouquecidos cães...
segunda-feira, 28 de junho de 2010
HOMENAGEADOS PELA ASL - PARIS - FRANÇA
A Artista Plástica Deía Leal recebeu a Medalha de Bronze, pelos relevantes serviços prestados à cultura, às letras e às artes do Brasil.
Como a artista e escritora mineira não pode comparecer à solenidade, a escritora e musicista Messody Benoliel a representou na solenidade e, por ela, recebeu a laúrea.
Matéria publicada em:
http://paper4web.com/www/View.aspx?id=2369
CT (AFN) Marcos Leitão Rabello recebeu a medalha - Médaille de Vermeil, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido à frente da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.
Matéria publicada em: https://www.mar.mil.br/cgcfn/noticias/destaques2010/CT_Rabello.html
sábado, 26 de junho de 2010
ESCRITOS DE UM POETA...
Para mim o poeta vive por detrás de arco íris, onde existe um tesouro, que não é matéria nem ouro. Trata-se de algo, inexplicável e pulsante que eleva a patamares mais altos... Propiciando que aflorem composições regidas com a alma e com o coração.
Não importa quem somos, de onde viemos. A verdade é que independe de classe ou condição social: - Todos têm essência.
Desde o lançamento do meu primeiro livro , em 1987, o tempo passou rápido... Tudo pareceu um sonho... em 2004 ingressei na Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ). Onde, contagiado pelo exemplo e competência dos meus pares. Além de crônicas, passei a escrever poesias.
A expressão latina: "Non ego paucis offendar maculus". Do velho Horácio não é lei que tenha caducado com as revoluções literárias: é máxima do bom senso, a qual, parece-me não deve somente incrustar-se nas cacholas daqueles que se deixarão navegar pelo fruto de suas elucubrações, mas, também, que ilumine o cérebro dos críticos quando proferirem sentenças de morte contra um poeta.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
REAÇÕES... CONVICÇÃO... RESPOSTA
Refletem a minha convicção de que não adianta um espirro de dignidade se no ambiente reinar a falta de escrúpulos, a falsidade e a falta de companheirismo.
Considero a honra, a independência de pensamento e a honestidade de propósito os maiores bens de minha vida... E, mesmo admitindo não ser um pessoa perfeita... Não sou um moleque.
No final, apesar de não ser uma tarefa fácil, tento e procuro não me furtar de usar como resposta:
segunda-feira, 21 de junho de 2010
CERTEZA
ENVELHECER
O ser humano é o único ser na face da Terra que tem a consicência de que é finito. Os demais seres que habitam o nosso Planeta reagem à morte digamos, puramente, por instinto.
Falar de finito é complicado, principalmente para aqueles que, como eu, já passaram dos 70. Entender que a finitude implica em procurar ser ótimo em cada dia vivido e vê-lo como um momento único e que não mais se repetirá. A consciência do saber que se é finito nos coloca no contraponto da juventude, onde se tem a fantasia da eternidade.
Ao atingirmos a maturidade chegamos à verdadeira noção do fim. Ao alcançarmos tal estágio é desejável que o ser humano se torne mais pródigo, se entregue mais às suas produções e eternize de alguma forma o seu legado.
Muito embora seja válido o ditado popular: "ninguém morre na véspera". A vida não é uma fatalidade. Não há um regra para que atinjamos uma velhice sádia.
CERTEZA
A vida e os sonhos têm coisas em comum.
Considero a vida como uma grande viagem. Onde com a consciência compra-se as passagens.
O inconsciente, como um trem silencioso, nos transporta até o destino final.
domingo, 20 de junho de 2010
PARA AQUELES QUE APRECIAM POESIAS...
Amor Perdido
Embora seja difícil expressar,
por causa das emoções conflitantes,
a dor de um coração partido
pelo drama de um ente amado
perdido nas mãos da morte.
Não é possível consolar,
nada poderá superar,
a dor e a tristeza do sentimento
da perda do amor que partiu
perdido nas mãos da morte.
A lembrança pode ajudar,
a aliviar a dor de perder
o amor que foi encontrado,
como a razão de viver,
perdido nas mãos da morte.
Talvez não tenha sido conhecida,
a profundidade desse amor,
até que a dura realidade
nos traz a saudade cruel do amor
perdido nas mãos da morte.
Na descoberta do amor,
sempre esquecemos que a vida
é transitória e efêmera,
e que o amor encontrado pode ser
perdido nas mãos da morte.
Porém o amor perdido pode deixar um saber,
que o consolo pode trazer,
que quando chegar nosso dia de partir,
estaremos junto a esse ser adorado
perdido nas mãos da morte.
Eduardo Gomes de Souza.
Ao receber a autorização do Autor, Escritor e Poeta, para publicar para o blog: AMOR PERDIDO. Deparei-me com palavras que não posso deixar de transcrever:
Continuemos nossos caminhos, alguns irão ficar as margens atirando pedras ou colocando-as no caminho nos caminhantes, mas ficarão sempre as margens, nunca serão capazes de empreender a caminhada, e por isso nunca terão o prazer de chegar a um destino, de cumprir uma missão, pois ficar as margens atirando pedras ou colocando-as no caminho e o seu destino e a sua missão. Eles, ao final irão, pela ignorância de seus espíritos tacanhos, acreditar que foram muito importantes em suas vidas, e até foram, pois são esses que nos fortalece e nos tornam persistentes em nosso caminhar. Cada obstáculo superado, engrandece a alma do caminhante!"
Escritor e Poeta, Amigo e Confrade Eduardo Gomes de Souza, as suas palavras incentivam a minha caminhada. São palavras que ajudam a formatar, dentro de mim, uma couraça contra os arrogantes, os presunçosos e falsos donos da verdade.
sábado, 19 de junho de 2010
O MEU PORTA-LÁPIS...
Para compreender como o homem resolve a criar a instituição artificial do governo, basta descrever o que se passa no estado natural; o homem, por natureza, procura ultrapassar todos os seus semelhantes: ele não busca apenas a satisfação de suas necessidades naturais, mas sobretudo as alegrias da vaidade (pride). O maior sofrimento é ser desprezado. Assim sendo, o ofendido procura vingar-se, mas - observa Hobbes, antecipando aqui os temas hegelianos - comumente não deseja a morte de seu adversário e deseja seu cativeiro a fim de poder ler, em seu olhar atemorizado e submisso, o reconhecimento de sua própria superioridade.
É claro que esse estado, em que cada um procura é um estado extremamente infeliz. As expressões pelas quais Hobbes o descreve são célebres: "Homo homini lupus", o homem é o lobo do homem; "Bellum omnium contra omnes", é a guerra de todos contra todos. Não pensemos que mesmo os homens mais robustos desfrutem tranquilamente as vitórias que sua força lhe assegura. Aquele que possui grande força muscular não está ao abrigo da astúcia do mais fraco. Este último - por maquinação secreta ou a partir de hábeis alianças - sempre é o suficientemente forte para vencer o mais forte.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
ATENÇÃO!!!
terça-feira, 15 de junho de 2010
CONCURSO RELÂMPAGO...
Segue-se a Medalha e a Poesia.
TRANSPARÊNCIA
sexta-feira, 11 de junho de 2010
MEU TEMPO... NÃO TENHO TEMPO...
MEU TEMPO... NÃO TENHO TEMPO...
No tempo tenho mais passado que futuro.
Não tenho tempo para reuniões
onde desfilam egos inflamados.
Meu tempo tornou-se escasso
quero essências...
Não tenho tempo para
discutir rótulos.
Meu tempo tornou-se exíguo
quero caminhar perto de pessoas de verdade...
Nas palavras de Fernando Pessoa: "As coisas não têm explicação, têm existência".
Muita vezes, o significado é posterior ao fato.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
LIBERA...
Publicado no blog de Eduardo Gomes de Souza em http://elgsouza.blogspot.com/
►►☼◄◄
Dito isto, diante de alguns acontecimentos... Vou andar distraído... O acaso vai me proteger... mas, de algum interlocutor poderei ouvir que: - "Sou portador de uma estranha tolerância por tudo que ele faz". Poderei, ainda, escutar: - "... deixe me sempre ser o algoz..." e finalmente a indefectível frase: “peço desculpas ... näo tenho mais o que dizer por suas palavras não amistosas para comigo..." Neste caso, tão somente, exclamarei:
terça-feira, 8 de junho de 2010
TROFÉU "CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE"
http://www.jornalaldrava.com.br/
Aldravistas recebem em Itabira o Troféu "Carlos Drummond de Andrade"
Os poetas do Jornal Aldrava Cultural receberam a grande homenagem pelos 10 anos do Movimento Literário e Artístico Mineiro “O Aldravismo”, pela edição ininterrupta e distribuição gratuita do Jornal Aldrava Cultural, pelos projetos de incentivo à Leitura e destaque dos quatro intelectuais Marianenses em diversas áreas.
O Vereador Bruno Mól recebeu o título Destaque do Ano e Troféu “Jovens de Talento” pela relevante atuação social e política na cidade de Mariana.
sábado, 5 de junho de 2010
CENTRO DE EXPRESSÕES CULTURAIS...
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro na voz de Neumara Coelho. A Mesa Diretora declarou aberta a solenidade.
Poetas declamaram...
Presente à solenidade, declamei: SE NÃO PODES...
O "GRUPO JOVENS A MAIS TEMPO" em irrepreensível apresentação prestou significativa homenagem a VITAL BRASIL.
Momento solene com direito a foto histórica: - Assinatura do TERMO DE ABERTURA DAS ATIVIDADES LITERÁRIAS DO CENTRO DE EXPRESSÕES CULTURAIS do Museu Militar Conde de Linhares - Av. Pedro II, 383 - São Cristovão - Rio de Janeiro.
Cabe ressaltar que os canhões do Museu Militar Conde Linhares atiram cultura, civismo e cidadania para a sociedade.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
MEDALHA DA VITÓRIA
EM TEMPO...
Parabenizo o CT - Marcos Leitão Rabello pela merecida condecoração.
Bem-vindo ao rol dos agraciados com a MEDALHA DA VITÓRIA.
Aceite as minhas cordiais e fraternais saudações acadêmicas.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
O TEMPO DA PRESSA
As mesmas certezas que, pela pressa, revelam-se infundadas.
Pessoas de todas as idades correm de um lado para o outro,
O valioso tempo é ignorado, pois a pressa não acredita que ele (o tempo) é sagrado,
Correndo atrás de tantos “ouros” nas nossas vidas, deixamos de ver os verdadeiros tesouros
Deixamos de ouvir “os mais velhos” e de aprender com a sabedoria, que vem a todos com o próprio tempo, deixando de evitar, assim, tantas perdas, prejuízos e sofrimentos.
Deixamos de ter tempo para os parceiros dessa nossa jornada, diminuídos olhares, multiplicadas queixas e exigências, deixando partir experiências únicas como o romance, o diálogo afetuoso, o desabrochar dos filhos.
Esquecemos de SER e, apenas, queremos TER.
Continuamos “colonizáveis” trocando todo nosso SER por mercadorias vindas das “Índias” do consumismo e pelo consumismo do TER.
Viver bem, com saúde e confortavelmente é um direito de todos. A obsessão pelo excesso compromete a existência a nível planetário.
O tempo é inexorável e não volta.
Faça um inventário da sua vida; há tempo para abraçar seus tesouros e desfrutar do sagrado tempo, enquanto você, ainda, existe.
Artigo no Ano 4 Arte Real Junhjo 2010 nº40
terça-feira, 1 de junho de 2010
PARABÉNS!!!!!
Tempo.O oco tempo.O tempo obscuro, o vago
Tempo,sem datas,factos ou presenças.
Tempo sem saibro,cor,odor e som.
Tempo sem quê,nem para quê…
Tempo ténue,impalpável,
Tempo sòmente,o puro
Tempo,o tempo esquivo,
Tempo insuspeito
Tempo isento…
Tempo
Tem
Pó.
Só
Não tem
Pó o Tempo
Que mais que Tempo
Não foi…Mais que Tempo
Não será, nem é… Tempo
Em que nunca fomos… Tempo
Escuso, onde, inconscientes do Tempo
Somos matéria inerte, em que o Tempo
Efémeras imagens molda… Tempo
Insubstancial e que, como todo o Tempo
Se vai, mas sem deixar a amargura do Tempo.
Parabéns!!!!!!!! VERA LÚCIA você é 10.
Vera Lúcia mantém um blog em
http://infinito-kalahari.blogspot.com/